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Você realmente tem escutado os seus funcionários?

  • março 16, 2022
  • 3:22 pm
  • Sem Comentários

De acordo com um relatório da Deloitte de 2016, “o maior desafio na liderança de programas de engajamento é mudar de uma mentalidade transacional, uma vez por ano, para uma abordagem de escuta contínua ‘sempre ativa’ para monitorar o engajamento”.

Muitos dos principais livros de gestão lhe dirão o quão importante é a arte de ouvir os funcionários. Você pode estar ouvindo os funcionários, mas se não estiver escutando, estará perdendo oportunidades de melhorar o engajamento e a satisfação. Escutar é uma habilidade mais avançada do que ouvir passivamente, e melhores ouvintes estão mais sintonizados com sua empresa, funcionários e clientes.

Quando bons ouvintes se envolvem em uma conversa, eles fazem as pessoas “sentirem-se” ouvidas. As pessoas sentem que alguém realmente entende suas necessidades e desejos. E por um bom motivo; um bom ouvinte se preocupa em entender.”

Ao ouvir os funcionários ativamente, você pode entender se eles estão realmente empolgados em trabalhar em sua organização, em suas equipes e em suas funções.

Mas não se trata apenas de ouvir os funcionários de nível inferior – você também pode aprender muito ouvindo seus gerentes. Você pode determinar se seus gerentes de pessoas estão alinhados com sua estratégia, apoiados por sua liderança e têm os recursos necessários para liderar.

Ao escutar os funcionários, você dá voz a eles. Priorizar a escuta dos funcionários é fundamental para melhorar o engajamento e beneficiar seus negócios.

Aqui estão mais alguns benefícios de ouvir os funcionários:

  1. Demonstre que você se preocupa com seus funcionários.

Ouvir as preocupações e ansiedades de seus funcionários mostra que você valoriza as opiniões deles e quer entender como eles estão se sentindo e que você se importa com o ser humano do outro lado. 

Mesmo que o engajamento da sua organização tenha sido forte e competitivo em relação aos benchmarks, é importante dar um microfone aos seus funcionários, mesmo em tempos turbulentos.

  1. Obtenha feedback em tempo real para agir ou fazer ajustes.

O feedback dos funcionários pode ajudar a identificar áreas de oportunidades e riscos. Você pode não ser capaz de resolver tudo para todos, mas qualquer ação é melhor do que nenhuma ação. 

  1. Capacite seus gerentes para engajar suas equipes.

Além de mergulhar no trabalho ou em uma conversa sobre desempenho, o foco no feedback ajuda os gerentes a ter tempo para se conectar em um nível pessoal. Além disso, se você compartilhar feedback em nível de equipe com os gerentes, eles terão uma melhor compreensão dos desafios e tópicos de sua equipe que são importantes. Este conhecimento irá ajudá-los a treinar adequadamente.

  1. Obtenha informações sobre como fazer seu negócio avançar.

Para que seu negócio possa prosperar, você precisa fazer o seu negócio avançar. E isso não significa necessariamente negócios como de costume. Estamos enfrentando uma crise sem precedentes e tentando fazer negócios em tempos incomuns.

Pedir feedback durante esse período não apenas ajuda você a entender como os funcionários estão se sentindo e se desempenhando, mas também ajuda a descobrir insights importantes que permitirão que sua organização passe do caos de hoje para definir metas, recuperar e prosperar.

Embora o foco deles possa ter mudado de coisas como desenvolvimento de carreira e alto desempenho, ter essa visão permite que você se limite nas áreas que precisam de mais ajuda para que você possa avançar mais rapidamente. Considere como você pode lidar com as seguintes situações.

Se os funcionários estão se sentindo:

Assustado → Como os líderes podem construir confiança?

Exausto → Como os gerentes podem ajudá-los a redefinir as prioridades ou flexibilizar as metas?

Oprimido → Como os líderes e gerentes podem fornecer clareza sobre um objetivo comum?

Ansioso → Como você pode construir confiança com clareza de metas e prioridades?

Interrompido → Como você pode reconhecer um ótimo trabalho e inspirar mais?

É hora de prestar atenção. Os funcionários querem ser ouvidos. Se você não ouvir, eles ficarão desengajados, até encontrar o caminho para seus concorrentes. Isso não vai ajudar ninguém – e todos sabemos como as taxas de retenção de talentos podem afetar um negócio.

Além desses insights valiosos, ouvir os funcionários e gerentes ajuda a construir confiança e relacionamento, e os relacionamentos desempenham um papel importante para manter os funcionários felizes e engajados.

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