
Se você deseja uma ferramenta que irá te mostrar o que o seu cliente quer e o que você vai receber dos seus fornecedores a ferramenta SIPOC pode ser a resposta!
- novembro 4, 2021
- 4:28 pm
- Sem Comentários
Um diagrama SIPOC documenta os fornecedores, entradas, processos, saídas e clientes de uma operação. Uma lista desses elementos ajuda a marcar os limites de um processo. O diagrama fornece aos tomadores de decisão informações cruciais sobre todo o processo, sem entrar em muitos detalhes.
O SIPOC ajuda a otimizar fluxos de trabalho, identificar e resolver problemas e remover atividades desnecessárias. Isso é feito por meio da visualização do processo e da limitação das informações apenas ao necessário para que o gerenciamento encontre as áreas de processo que precisam ser melhoradas
Quando utilizar o SIPOC?
Dada a multiplicidade de fatores dos quais depende o sucesso do seu negócio, você deve aproveitar todas as oportunidades para garantir operações mais suaves e maior satisfação do cliente. O SIPOC mostrará a relação direta entre o que você é solicitado pelos clientes, o que você recebe dos fornecedores e como você casa os dois em seu processo. Isso o ajudará a encontrar respostas para perguntas como:
- Os pedidos dos seus clientes são entregues corretamente?
- Seus fornecedores estão entregando o que você precisa?
- Você conhece seu cliente?
- Sua equipe está seguindo o caminho mais curto na criação do produto?
Os diagramas SIPOC também são úteis ao apresentar um processo a novos membros da equipe. E com o planejamento de novos conceitos de negócios
Como Criar um Diagrama SIPOC:
Etapa 1: Clientes
Descubra quem é o cliente e o que ele precisa. Observe que um cliente pode ser qualquer pessoa para quem o processo fornece uma saída. Portanto, pode haver clientes internos e externos. Como parte desta etapa, você também deve definir o nível em que o cliente pode impactar seu processo.
Etapa 2: Saídas
As saídas são o resultado do processo e devem responder fortemente aos requisitos do cliente, idealmente, devem ser a manifestação do valor, visto pelo cliente. Normalmente são uma lista de bens produzidos, serviços entregues, ações concluídas ou informações obtidas.
Etapa 3: Processo
É uma lista das etapas que constituem o processo. Capturar as etapas no meio do diagrama SIPOC fornece uma visão geral de onde o processo começa e termina e o que isso envolve. Certifique-se de listar apenas algumas etapas gerais vitais – não mais do que 10 – e não entrar em muitos detalhes.
Etapa 4: Entradas
Os insumos são fornecidos no processo pelos fornecedores na forma de materiais – sejam bens físicos ou informações – de que uma empresa precisa para funcionar. Para tornar suas entradas e todo o SIPOC precisos, certifique-se de reunir todas as partes interessadas relevantes ao elaborá-lo.
Etapa 5: Fornecedores
Eles são a fonte de entradas para o processo. Dado que o diagrama deve ser conciso, concentre-se apenas nos fornecedores que têm um impacto direto nas saídas do processo.
Fique aberto a oportunidades de melhoria
Mantenha a satisfação de seus clientes em mente e permita que a criação do SIPOC desencadeia questões como:
Existe alguma maneira de tornar esse processo mais fácil?
Estamos entregando qualidade aos nossos clientes?
Estamos gerenciando nossos fornecedores da melhor maneira possível?