
Redução de desperdícios de movimentação com o Diagrama Espaguete
- julho 12, 2021
- 2:49 pm
- Sem Comentários
Existem várias ferramentas LEAN disponíveis para reduzir ou eliminar vários tipos de resíduos existentes em um processo / sistema. Transporte, Movimento e Tempo de espera são alguns tipos de desperdício que existem comumente em todos os processos ou operações, independentemente da natureza do trabalho.
Diagrama Espaguete é uma ferramenta (parte das ferramentas LEAN) que ajuda a reduzir o desperdício de transporte, movimentação e tempo de espera. Ele funciona no layout físico de um processo para atingir seu objetivo. O Diagrama de Espaguete pode parecer algo simples e não muito importante, pois muitos de nós tendemos a ignorar a importância do layout e do movimento em qualquer operação.
O Diagrama de Espaguete rastreia a movimentação de produtos, papéis e até pessoas. Portanto, é aplicável e benéfico também em processos que não envolvam uma manufatura em si.
O Diagrama de Espaguete é uma representação visual do fluxo físico de materiais, papéis e pessoas por meio das tarefas (ou) atividades de um processo. Detalha o fluxo, a distância e o tempo de espera do transporte dos itens no processo. Ele também rastreia os padrões de caminhada das pessoas, indo e voltando dos materiais entre as tarefas e as estações de trabalho. Parece tão bagunçado e complicado como o prato ‘Spaghetti’, daí o nome, Diagrama de Espaguete
Como fazer um diagrama de espaguete
Trace o fluxo do processo físico (Layout) em um papel reduzindo aproximadamente a distância entre as tarefas e as mesas.
Agora, reúna os trabalhadores reais que usam o sistema e peça a eles que desenhem
- O fluxo de materiais, papéis
- O padrão de caminhada das pessoas
- Tempo de espera e paralisações em diferentes pontos
- Todos eles devem ser desenhados em cores diferentes para distinguir o problema exato.
- As linhas devem ser redesenhadas para cada viagem ou cada movimento. Quanto mais espessa a linha, mais complexo é o processo. Deve-se ter cuidado para não perder tarefas minuciosas, pequenas viagens e movimentos repetidos.
Exemplo prático de uso de um diagrama de espaguete em DMAIC
Um fabricante de bateria de carro não consegue entregar as baterias no prazo para o revendedor. Uma equipe Lean six sigma iniciou a abordagem DMAIC, durante a fase de Medição do DMAIC, a equipe revisando o layout do produto usando o gráfico espaguete, mapeou as seguintes etapas e indicou cada operação com cores diferentes.
- Pedido recebido do revendedor por e-mail
- A equipe de produção coleta o material da loja
- Produza tiras de chumbo a partir dos lingotes de chumbo
- Aplicar pasta de chumbo nas tiras de chumbo
- Coloque as tiras de chumbo coladas na câmara de cura e execute a cura
- Recolher recipientes de bateria
- Coloque as placas curadas nos recipientes da bateria na unidade de montagem
- Execute ciclos de carga e descarga na unidade de carregamento da bateria
- Por fim, entregue as baterias totalmente carregadas e sem falhas do ponto de entrega ao revendedor

A equipe mediu a distância total e também o tempo necessário para a operação total. Durante o mapeamento, a equipe de processo identificou gargalos, locais de espera e armazenamento. A equipe de melhoria de processos discutiu com os operadores e analisou várias opções e, finalmente, apresentou um layout em forma de U.

Agora, o diagrama acima não está parecendo um espaguete, e também a distância total e o tempo foram reduzidos drasticamente.
*Exemplo retirado do post do blog https://sixsigmaguide.com