Quatro principais razões pelas quais as organizações falham no Kaizen
Um elemento essencial no pensamento Lean é o Kaizen. Kaizen é a palavra japonesa para melhoria contínua ou mudança para melhor. Como nenhum processo pode ser declarado perfeito, sempre há espaço para melhorias. Kaizen envolve a construção de ganhos por meio da experimentação e inovação contínuas.
Para as empresas, o conceito serve para melhorar o desempenho de gestores e funcionários, a interação dentro de uma equipe e a busca por melhor produtividade. Desde o início, provou-se que Kaizen ajuda várias organizações e há muito é elogiado como um sucesso. No entanto, algumas condições são necessárias na cultura corporativa para que essa estratégia seja efetivada em uma organização.
Aqui estão quatro principais razões pelas quais as organizações falham ao implementar o conceito de Kaizen.
Nem sempre as melhorias aparecem logo de cara nos KPIs:
A ênfase excessiva no efeito do Kaizen nos KPIs muitas vezes ofusca o fato de que as melhorias levam tempo e geralmente são incrementais, e não revolucionárias. Em muitos casos, a administração descarta essa estratégia como um fracasso quando não vê resultados imediatos. Sem um desejo genuíno de melhorar, o conceito não pode prosperar dentro de uma organização. Embora seja crucial vincular o Kaizen aos KPIs, a administração precisa entender que o Kaizen não é mágico, mas, na verdade, como uma bola de neve rolando por um declive suave, ganhando impulso e tamanho à medida que desce.
Falta de treino:
O Kaizen nunca funcionará se as pessoas não implementarem seu conjunto completo de ferramentas e conceitos, com treinamento suficiente para aproveitá-los. Todas as ferramentas, principalmente a análise dos 5 porquês e a mentalidade de que tudo pode ser melhorado, é parte essencial. Lembre-se de sempre fornecer o treinamento que as pessoas precisam para que você possa não apenas ajudá-las a se tornarem mais engajadas, mas também melhorar as chances de um kaizen bem-sucedido.
Falta de Apoio das lideranças:
A importância do suporte não pode ser enfatizada demais: é essencial que a administração não apenas esteja totalmente a bordo, mas essencial que eles queiram abraçar totalmente o compromisso de longo prazo do kaizen com a organização. Eles precisam transmitir seu entusiasmo e demonstrar que mesmo eles estão continuamente procurando maneiras novas e melhores de fazer as coisas.
Melhoria contínua é interrompida por “problemas mais relevantes”.
A melhoria contínua deve ser contínua. Nunca se considere acabado. Sempre haverá algo novo que você pode aprender ou uma habilidade que pode melhorar. Há uma área para melhoria em todos os negócios, não importa o quão bem-sucedidos sejam. A melhoria não tem limites e pode ser continuada em um nível infinito.
Kaizen tem tudo a ver com melhorar as coisas a longo prazo e melhorar seus KPIs e processos gradualmente. É uma estratégia que precisa ser implementada agora, para o futuro. No entanto, antes de implementar este conceito em qualquer organização, deve-se avaliar e entender a estrutura organizacional e os processos, para implementar o Kaizen ou quaisquer estratégias de gestão de forma eficaz. Como sempre digo, não existem soluções padronizadas que resolvam todos os problemas.