O princípio de Pareto (também conhecido como regra 80/20) é um fenômeno que afirma que cerca de 80% dos resultados vêm de 20% das causas. Neste post, detalhamos como você pode usar esse princípio para ajudar a priorizar tarefas e esforços de negócios.
Quando você chega ao escritório pela manhã, qual é a primeira coisa que você faz? A maioria das pessoas pega seu café, verifica seus e-mails e prioriza suas tarefas do dia. Mas quais técnicas você usa para identificar o que precisa ser feito primeiro?
Uma técnica comum é chamada de princípio de Pareto, também conhecida como regra 80/20. Essa técnica pode ajudá-lo a determinar e priorizar suas tarefas de maior impacto, aumentando sua produtividade ao longo do dia.
O que é o princípio de Pareto?
O princípio de Pareto afirma que, para muitos resultados, cerca de 80% das consequências vêm de 20% das causas. Em outras palavras, uma pequena porcentagem de causas tem um efeito desproporcional. É importante entender esse conceito porque pode ajudá-lo a identificar quais iniciativas priorizar para que você possa causar o maior impacto.
Como usar a regra 80/20
Embora a regra 80/20 se aplique a quase todos os setores, o princípio de Pareto é comumente usado em negócios e economia. Isso ocorre porque a regra 80/20 é útil para determinar onde você pode concentrar seus esforços para maximizar sua produção.
A base do princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados vêm de 20% das ações. Se você tiver algum tipo de trabalho que possa ser segmentado em partes menores, o princípio de Pareto pode ajudá-lo a identificar qual parte desse trabalho é a mais influente.
Aqui estão alguns exemplos de como usar o Princípio de pareto na prática
Produtividade
Você pode usar a regra 80/20 para priorizar as tarefas que precisa realizar durante o dia.
A ideia é que de toda a sua lista de tarefas, completar 20% dessas tarefas resultará em 80% do impacto que você pode criar naquele dia. Portanto, para obter o maior impacto possível, identifique quais tarefas têm mais impacto para sua equipe e concentre-se nelas durante o dia.
Para fazer isso, liste todas as coisas que você precisa fazer naquele dia. Em seguida, identifique quais dessas tarefas têm maior impacto.
– Alguma de suas tarefas envolve a colaboração com outros colegas de equipe?
– Há alguma tarefa em sua agenda que está impedindo que os projetos avancem?
– Essas tarefas podem ser simples na execução, mas podem causar um grande impacto no restante da equipe, permitindo que o processo continue fluindo.
Tomando uma decisão
O princípio de Pareto pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões durante o processo de resolução de problemas. Quando há muitas causas diferentes para um problema, o princípio de Pareto pode ajudá-lo a priorizar as soluções.
Aqui estão alguns passos de como isso funciona:
– Identifique os problemas que sua equipe está enfrentando. Esses são os problemas para os quais você está tentando encontrar uma solução nesse processo de tomada de decisão.
– Identifique as causas desses problemas. Usando uma ferramenta como o processo dos 5 Porquês, encontre todas as causas dos problemas que você está tentando resolver.
– Categorize seus problemas em grupos semelhantes. Se algumas das causas dos problemas que você está tentando resolver podem se enquadrar em categorias semelhantes, use isso como uma oportunidade para agrupá-las. Isso pode ajudá-lo a decidir se uma solução pode resolver vários problemas.
– Atribua um valor a cada um desses problemas com base no impacto no negócio. O valor pode ser tão simples quanto um número entre 1-10 ou um valor monetário real para indicar a importância.
– Desenvolva um plano para se concentrar nos 20% principais dos problemas que afetam o negócio. A ideia é que uma solução pode resolver vários problemas. Com base nos valores que você atribuiu a cada problema, calcule quais estão entre os 20% melhores. Depois de identificar o problema principal, desenvolva um plano para criar uma solução que possa resultar em 80% dos resultados usando estratégias de resolução de problemas.