Principais ferramentas da metodologia Lean para sistemas de saúde!
- setembro 1, 2021
- 2:36 pm
- Sem Comentários
Antes do início da leitura deste post indico dar uma lida em nosso texto que fala um pouco sobre definições do Lean Healthcare.
Um bom sistema de saúde deve ser estruturado de forma a não interromper o dia a dia das pessoas. Assim, as ferramentas enxutas para a saúde são importantes para que os processos sejam organizados e os recursos usados de forma eficiente.
O Lean garante que a jornada do paciente para receber cuidados de qualidade seja tranquila e eficaz. Portanto, o lean garante um processo organizado e uso eficiente dos recursos.
Ferramentas Lean para Saúde
1. Fluxogramas ou mapeamento de processos
Uma das ferramentas enxutas para a saúde são os fluxogramas de processos clínicos. Um processo é uma série de atividades que convertem as entradas de dados em uma saída. As organizações de saúde devem identificar os processos clínicos nos quais os pacientes estão diretamente envolvidos.
Quer aprender um pouco mais sobre mapeamento de processos? Veja este post que fizemos sobre
O objetivo do mapeamento de processos clínicos é definir linhas de ação que aumentem os níveis de qualidade e segurança no atendimento ao paciente.
2. Gestão visual (Gestão à vista)
Outra ferramenta enxuta para saúde é o gerenciamento visual. A gestão visual envolve o uso de cores, imagens, sinais, gráficos, luz e som. Eles são usados para monitorar o processo e enviar feedback onde há distúrbios. Eles também são usados para avaliar o estado atual do processo em relação ao estado desejado.
Quer entender mais sobre gestão à vista? Leia mais neste post
Além disso, o gerenciamento visual é usado para mostrar as condições críticas. Por exemplo, a cor azul indica que a sala de cirurgia é estéril, enquanto a cor vermelha indica que não é estéril. É uma das ferramentas enxutas mais úteis para a saúde.
3. O método 5S
Este método é uma das ferramentas mais populares para saúde e outras indústrias semelhantes.
Tem como objetivo criar um local de trabalho organizado para que os erros possam ser reduzidos durante um processo. O método 5S como uma ferramenta enxuta para a saúde facilita o fluxo de valores em um processo. Além disso, possui 5 etapas que auxiliam na redução do desperdício e na manutenção da organização dos processos clínicos.
Mais ferramentas Lean
Poka-yoke: Esta é uma ferramenta particularmente útil na área da saúde. Ajuda na prevenção de erros.
Otimização da célula de trabalho: útil para reduzir o tempo necessário para completar tarefas. Assim, uma ferramenta enxuta indispensável na área da saúde.
Os 5 porquês e o diagrama de Ishikawa: São outras ferramentas Lean úteis usadas para análise de causa. O diagrama de Ishikawa ajuda a identificar as causas dos erros. Em seguida, ele divide ainda mais essas causas em grupos a fim de simplificar e determinar a causa mais provável do (s) erro (s) identificado (s). O método dos 5 porquês é usado em conjunto com o diagrama de Ishikawa para questionar “por que” os erros estão ocorrendo nos processos de saúde.