Porque as crianças perguntam Por quê?
- setembro 23, 2021
- 5:00 pm
- Sem Comentários
Segundo estudos do Ministério da Saúde aos 6 anos a criança conta com o dobro de conexões que o cérebro de um adulto, portanto é a idade que elas estão mais propensas ao aprendizado e é essa justamente a fase do “por quê”
Os pais de crianças pequenas reconhecem isso como uma das palavras mais comuns em sua casa. É uma coisa boa quando as crianças têm curiosidade sobre o mundo e querem entender por que as coisas são do jeito que são.
Perguntar “por quê” é um sinal de curiosidade e querer entender o mundo ao seu redor, que pode parecer grande e assustador para uma criança. A compreensão pode ajudar a aumentar a segurança e a confiança, portanto, as perguntas “por quê” são importantes. Isso é muito comum para crianças pequenas. O dia todo é “por que ele fez isso?”, “Por que ela está triste?”, “Por que não posso fazer X?” Isso pode durar muito tempo.
Mas afinal, PORQUE a Alvarium, uma empresa de consultoria está me falando sobre a fase de aprendizado de crianças?
Pois as crianças nos demonstram claramente a eficácia de uma técnica muito importante para a detecção da causa raiz, a técnica dos 5 Porquês .
A técnica pode parecer simples para funcionar de verdade, entretanto a ferramenta pode trazer inúmeros resultados em relação ao que precisa ser feito além de orientar as organizações sobre quais as causas de seus possíveis problemas. Nossos consultores usam constantemente em nossos projetos e os resultados não poderiam ser melhores.
No mundo corporativo, em muitos momentos temos que ser como crianças e perguntar incessantemente os porquês das situações que vivemos, e claro, não aceitar aquilo que não nos faz sentido.
Portanto, se você tem algo que você não está compreendendo ou um problema que está se repetindo, faça como as crianças e use a técnica dos 5 Porquês!