Por que obter a certificação ISO 9001 é bom para sua organização?
- julho 21, 2021
- 5:30 pm
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O controle de qualidade é uma das chaves para o sucesso do negócio. Se você deseja administrar um negócio de sucesso, deve atender ou exceder os padrões esperados. A ISO 9001 é uma maneira rápida e fácil para os consumidores em potencial verem se sua empresa está fazendo um esforço para oferecer produtos ou serviços excepcionais. A implementação de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 dá a uma organização mais ordem e estrutura e pode beneficiar sua empresa de várias maneiras.
Segundo estudos, os clientes que adotaram a ISO 9001 ganham benefícios com isso, como melhoria na qualidade de seus produtos ou serviços, redução da probabilidade de erros e aumento do número de novos clientes.
O que minha empresa ganha com a ISO 9001?
Maior eficiência
As empresas que obtêm a certificação ISO 900, aprimoram seus processos porque esses padrões fornecem as diretrizes para aprimorar o treinamento e as interações, para solucionar problemas e podem até mesmo ajudá-lo a proteger os recursos de sua organização.
Imagem da empresa aprimorada
Quando os clientes virem que você é certificado de acordo com padrões reconhecidos internacionalmente, eles perceberão que você implementou um sistema que se concentra em atender e exceder os requisitos do cliente. Este reconhecimento aumentará a confiança deles em sua organização.
Maior satisfação do cliente
Melhorar a satisfação do cliente é um dos principais objetivos dos sistemas de gestão da qualidade ISO 9001. É por isso que as empresas que implementam esses padrões se concentram em identificar e atender aos requisitos e necessidades dos clientes. Ao melhorar a satisfação, a taxa de retenção de clientes aumentará.
Tomada de decisão baseada em evidências
Os sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 irão encorajar e ajudar sua empresa a tomar decisões com base em evidências e fatos. Ao garantir que suas decisões sejam baseadas em boas evidências, você pode planejar melhor suas operações, corrigir problemas e melhorar sua eficiência e eficácia organizacional.
Satisfação do funcionário melhorado
A gestão da qualidade ISO 9001 ajuda a estabelecer procedimentos de treinamento e a delimitar as funções dos funcionários e todas essas operações afetarão positivamente o sucesso geral da empresa. A equipe fica mais satisfeita e motivada quando suas funções e responsabilidades são bem definidas. Ao focar na sua equipe, e não apenas na gestão, você irá melhorar os processos porque os membros da sua equipe estarão mais engajados no resultado da sua organização.
Consistência
Como todos os processos são bem documentados, há menos espaço para erros. Tenha em mente que mesmo uma pequena mudança em qualquer processo precisa ser documentada e cada etapa deve ser planejada e implementada da melhor maneira possível para aumentar a eficiência e manter a consistência.
Relações com fornecedores aprimoradas
A certificação ISO pode melhorar o relacionamento da sua empresa com os fornecedores. Graças à documentação e procedimentos de teste, você pode garantir a qualidade das matérias-primas utilizadas para a produção. Isso também ajuda a avaliar melhor um novo fornecedor.
Criação de uma cultura de melhoria contínua
O principal resultado da gestão da qualidade ISO 9001 é uma melhoria contínua que pode estar ligada à economia de tempo e dinheiro e ao aumento da receita. Ao fazer disso a cultura da sua empresa, você estará sempre aprimorando processos e resultados.
Atende aos requisitos de contratos governamentais
Para certos tipos de organizações, os contratos governamentais podem ser um bom negócio. Infelizmente, a obtenção de contratos governamentais requer muitas ações e documentos. A ISO 9001 ajuda a preparar sua organização para o sucesso com o trabalho do setor público. Na verdade, para alguns municípios e órgãos governamentais, a certificação ISO 9001 é um requisito para os contratos.
O que minha empresa precisa para eu tirar a certificação ISO 9001?
- Construir e implementar um sistema de gestão da qualidade de acordo com os princípios das normas ISO 9001: 2015. O primeiro passo é definir a política de qualidade da sua empresa e os objetivos da qualidade, que juntos definem a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. Junto com isso, você precisará criar processos e procedimentos obrigatórios e adicionais para sua organização produzir e entregar seu produto ou serviço. Seis documentos obrigatórios precisam ser incluídos.
- Realizar auditoria interna e análise crítica da gestão, a fim de corrigir a origem dos problemas identificados e estabelecer como eles poderiam ser resolvidos.
- Faça uma auditoria externa para avaliar o desempenho do seu SGQ em relação ao padrão ISO 9001 mais recente. Depois que todos os processos e procedimentos estiverem em vigor, você precisará operar o SGQ por um período de tempo. Fazendo isso, você poderá coletar os registros solicitados para passar às próximas etapas: auditar e revisar seu sistema e ser certificado.
- Se sua empresa obtiver a certificação, ela precisa ser recertificada após três anos (e a cada três anos subsequentes) para garantir que ainda esteja de acordo com o padrão (bem como quaisquer novas alterações no padrão)
A adoção de um SGQ compatível com a ISO 9001 ajudará a melhorar a reputação, os produtos, os serviços e os processos de sua empresa e a reduzir a variação e o desperdício na cadeia de suprimentos. A certificação ISO 9001 mostra aos clientes em potencial seu compromisso com o controle de qualidade em todos os aspectos de sua organização.
Ter profissionais treinados e experientes em SGQ e certificação ISO 9001, é uma das chaves para que sua empresa consiga se tornar certificada. A Alvarium possui profissionais que poderão te ajudar nesta jornada rumo à tão sonhada ISO 9001!