
O sucesso começa com a resolução de problemas eficaz
- julho 21, 2022
- 5:16 pm
- Sem Comentários
A lei de Murphy é um ditado que afirma amplamente: “Tudo o que pode dar errado, dará errado”. Portanto, é inevitável que as empresas resolvam problemas. O sucesso de uma empresa pode depender em grande medida da capacidade do seu pessoal para resolver problemas de forma eficaz, tanto no seu trabalho diário como através da inovação. Isso se aplica não apenas à alta administração, mas em todos os níveis de uma organização.
Não é suficiente simplesmente ensinar técnicas eficazes de resolução de problemas. O ambiente de trabalho tem uma influência muito poderosa na capacidade do indivíduo de resolver problemas de forma eficaz e precisa ser de apoio e estímulo.
Possuir boas habilidades de resolução de problemas não faz com que as pessoas as usem automaticamente em benefício da organização. Eles precisam de encorajamento, apoio e orientação para aplicá-los aos problemas da organização. Isso pode ser alcançado através de:
Compromisso com a Inovação
Sistemas e procedimentos
Recompensa
Boas comunicações
O sistema mais eficaz é aquele em que todos os funcionários são informados sobre problemas específicos que a empresa enfrenta para atingir seus objetivos de negócios e são notificados dos resultados da avaliação das ideias que foram apresentadas.
Só porque você tem um martelo, não significa que todo problema é um prego! Muitas vezes somos tentados a aplicar as ferramentas que conhecemos para resolver os problemas que estão à nossa frente. Mas só porque você tem uma ferramenta não significa que é a mais apropriada para usar. Sempre pergunte, este é o método mais adequado para resolver este problema? Uma abordagem “Just Do It” mais simples seria adequada ou exigimos uma análise de dados mais robusta para chegar ao cerne da questão? Uma abordagem pragmática é melhor do que uma que tenta classificar tudo na mesma abordagem.
É necessário identificar as causas-raiz corretas, mas, a menos que você implemente uma solução, ainda terá um problema. Verifique novamente para ter certeza de que seu plano de solução realmente eliminará as causas que você identificou e, em seguida, execute o plano. É fácil se distrair com outros projetos quando você chega à fase de implementação e nunca termina.
A resolução de problemas requer dois tipos distintos de habilidade mental, analítica e criativa.
O pensamento analítico ou lógico inclui habilidades como ordenar, comparar, contrastar, avaliar e selecionar. Ele fornece uma estrutura lógica para a resolução de problemas e ajuda a selecionar a melhor alternativa entre as disponíveis, reduzindo o leque de possibilidades (um processo convergente).
O pensamento criativo é um processo divergente, usando a imaginação para criar uma grande variedade de ideias para soluções. Exige que olhemos além do óbvio, criando ideias que podem, a princípio, parecer irrealistas ou não ter nenhuma conexão lógica com o problema. Não tenha medo de considerar soluções novas ou até incomuns para o seu problema.
A resolução eficaz de problemas requer uma mistura controlada de pensamento analítico e criativo.
Embora seja geralmente entendido que custa mais lidar com crises do que preveni-las, muitas empresas não reconhecem e recompensam aqueles que ultrapassam os sintomas até as causas raízes, prevenindo ocorrências futuras. Se você quiser se concentrar na prevenção, certifique-se de recompensar aqueles que o fizerem com sucesso.
Não desanime se você não conseguir resolver o problema tão rapidamente quanto gostaria. Dedicar seu tempo para encontrar a solução certa, quando possível, é sempre preferível a tirar conclusões precipitadas ou apressar-se a tomar decisões. Lembre-se de manter aqueles que precisam saber (por exemplo, membros de sua equipe ou gerente de linha) atualizados em termos de seu progresso e de gerenciar suas expectativas ao longo do processo de resolução de problemas.
Depois que seu problema for finalmente resolvido, reserve um tempo para refletir sobre quais aspectos de sua abordagem funcionaram e o que você faria diferente da próxima vez.
Quando você se deparar com um problema, pergunte a si mesmo: Como posso usar isso? Qual é a coisa boa sobre isso? O que posso aprender com isso? Que oportunidade oculta posso encontrar nesse problema? Você poderá aplicar algumas dessas abordagens na próxima vez que surgir um problema.
Todos nós nos deparamos com problemas para resolver em nosso dia de trabalho. Muitas vezes não estamos no controle dos problemas que enfrentamos no trabalho ou em casa. Os problemas apenas se apresentam. E as chances são de que os problemas que você está enfrentando não sejam tão simples. Ter a atitude certa pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Você pode encontrar pelo menos duas maneiras de ver praticamente tudo. Um pessimista procura dificuldade na oportunidade, enquanto um otimista procura oportunidade na dificuldade. Infelizmente, muitas pessoas olham apenas para o problema e não para a oportunidade que está dentro do problema. Tudo é possível com a atitude certa atrás de você para empurrá-lo para a frente.
O sucesso no seu negócio e no da sua empresa é uma questão de resolução eficaz de problemas. Se você faz uma coisa bem, isso é fundamental.