
O Segredo de uma mudança bem-sucedida é ter uma visão clara
- novembro 3, 2022
- 1:01 pm
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Quando uma pessoa está passando por uma mudança significativa, cinco coisas são necessárias para se adaptar com sucesso à mudança:
1 – Uma visão clara de como será a situação após a mudança
2 – Absorver a nova visão
3 – Ajustar comportamentos
4 – Mecanismos de enfrentamento para gerenciar o estresse da mudança
5 – Refletir sobre o significado da mudança e internalizar e assumir a mudança
As pessoas são mais propensas a fazer coisas que as movem em direção a um objetivo se imaginarem claramente como será seu mundo depois que a mudança for realizada com sucesso. Esse ajuste mental precisa ser imaginado em termos positivos, não nos cenários de pavor que muitas vezes criamos em nossas mentes. Ajudar os funcionários a mudar seu contexto mental dos problemas de hoje para os sucessos de amanhã é o papel de um Líder Lean.
Uma mudança bem-sucedida depende de uma imagem de um futuro desejável. A visão pode fornecer tanto um senso corporativo de ser quanto um senso de propósito duradouro. Ao incorporar uma medida do sucesso de hoje, a visão transcende as questões do dia-a-dia. E, ao fornecer significado tanto no presente quanto no futuro, a visão pode capacitar e encorajar líderes e seguidores a implementar mudanças.
Uma visão de mudança pouco clara pode inviabilizar a transformação de uma empresa. Sem uma visão sensata, os esforços de mudança podem se dissolver em uma lista de projetos confusos que levam a organização na direção errada.
Esforços sem uma visão clara estão fadados ao fracasso, mesmo que os planos, diretrizes, procedimentos, programas, metas e prazos sejam definidos adequadamente.
Os muitos detalhes da transformação podem confundir ou afastar os funcionários, a menos que eles tenham uma compreensão clara de onde estão sendo conduzidos. É importante que a visão seja fácil de comunicar.
Uma visão de mudança deve ser convincente o suficiente para motivar um repensar fundamental em todos os níveis da empresa. No entanto, não deve ser impossível perceber. Se a visão da mudança for difícil de alcançar, então ela não terá credibilidade e a mudança nunca ocorrerá.
De acordo com John P. Kotter, o sucesso do processo de transformação de uma empresa depende da facilidade e rapidez com que o líder comunica a visão da mudança a seus funcionários e da rapidez com que os funcionários entendem e se interessam pela visão.