O que são os famosos KPIs e como posso implementar em minha empresa?
- junho 2, 2021
- 5:00 pm
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O que são os famosos KPIs e como posso implementar em minha empresa?
Um indicador chave de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) é um valor mensurável que demonstra a eficácia com que uma empresa está alcançando os principais objetivos de negócios. As organizações usam KPIs para avaliar seu sucesso no cumprimento de metas.
O que torna um KPI eficiente?
Muitas vezes, as organizações adotam cegamente KPIs reconhecidos pelo setor e, em seguida, se perguntam por que esse KPI não reflete seus próprios negócios e não afeta qualquer mudança positiva. Um dos aspectos mais importantes, mas muitas vezes esquecidos, dos KPIs é que eles são uma forma de comunicação. Como tal, eles seguem as mesmas regras e melhores práticas de qualquer outra forma de comunicação. Informações sucintas, claras e relevantes têm muito mais probabilidade de serem absorvidas e aplicadas.
Em termos de desenvolvimento de uma estratégia para formular KPIs, sua equipe deve começar com o básico e entender quais são seus objetivos organizacionais, como você planeja alcançá-los e quem pode agir com base nessas informações. Este deve ser um processo iterativo que envolve feedback de analistas, chefes de departamento e gerentes. À medida que essa missão de descoberta de fatos se desdobra, você obterá um melhor entendimento de quais processos de negócios precisam ser medidos e com quem essas informações devem ser compartilhadas.
Como definir um KPI
Definir indicadores-chave de desempenho pode ser complicado. A palavra principal da sigla KPI é “chave” porque cada KPI deve estar relacionado a um resultado de negócio específico com uma medida de desempenho.
Os KPIs costumam ser confundidos com métricas de negócios. Embora frequentemente usados com o mesmo espírito, os KPIs precisam ser definidos de acordo com os objetivos essenciais ou essenciais do negócio. Siga estas etapas ao definir um KPI:
Qual é o seu resultado desejado?
Por que esse resultado é importante?
Como você vai medir o progresso?
Como você pode influenciar o resultado?
Quem é o responsável pelo resultado do negócio?
Como você saberá que alcançou seu objetivo?
Com que frequência você revisará o progresso em direção ao resultado?
Por exemplo, digamos que seu objetivo seja aumentar a receita de vendas este ano. Você vai chamar isso de KPI de crescimento de vendas. Veja como você pode definir o KPI:
Aumentar a receita de vendas em 20% este ano
Atingir essa meta permitirá que o negócio se torne lucrativo
O progresso será medido como um aumento na receita medido em reais gastos
Contratando pessoal de vendas adicional, promovendo os clientes existentes a comprar mais produtos
O Diretor de Vendas é responsável por esta métrica
Receita terá aumento de 20% neste ano
Será revisado mensalmente
Portanto, as medidas de desempenho de negócios podem ser vistas como uma forma de quantificar (ou seja, medir) a eficácia e eficiência de uma ação ou resultado que pode alinhar ou impactar seus indicadores-chave de desempenho. Antes de escolher e definir uma medida de desempenho de negócios, os gerentes e líderes precisam saber como escrevê-la.