
O que é ser enxuto, o que é ser Lean?
- maio 4, 2021
- 11:01 am
- Sem Comentários
Muitos no ambiente empresarial já ouviram falar sobre ser enxuto ou Lean, mas o conceito ainda é pouco difundido, portanto no post de hoje vamos abordar este tema para mostrar como esta mentalidade pode tornar seu negócio muito mais lucrativo!
É difícil definir o conceito de maneira sucinta de forma a capturar a profundidade desse conhecimento e todos os impactos positivos que a cultura pode trazer a organização, existem muitos aspectos a serem abordados.
Ser Lean significa respeitar e envolver as pessoas enquanto elimina a sobrecarga, irregularidades e atividades que não geram valor em qualquer processo da empresa. Ser enxuto é uma filosofia que incorpora uma cultura de melhoria contínua que se baseia no estabelecimento de padrões que visam sempre eliminar o desperdício por meio da participação de todos os colaboradores.
Os criadores do Lean incluem pensadores como Henry Ford, mas sua coleção mais notável e bem estudada de pensadores vem da Toyota. O Sistema Toyota de Produção é composto por dois pilares: JIT e Jidoka.
O conceito JIT visa produzir e entregar as peças certas, na quantidade certa, no momento certo usando os recursos mínimos necessários. O JIT inclui, mas não está limitado a conceitos de fluxo contínuo, takt time, sistema puxado de produção e nivelamento de carga dos postos de trabalho(heijunka).
Jidoka tem tudo a ver com construir qualidade no processo e separar o homem da máquina. O objetivo não é correr continuamente, mas parar de correr automaticamente ao primeiro sinal de uma condição anormal. Os conceitos de Jidoka incluem trabalho padronizado, a prova de erros (poka-yoke), controle de processo e solução de problemas (técnicas de seis sigma).
A filosofia Lean apresenta 5 princípios fundamentais, que são:
Os Cinco Princípios Fundamentais:
1) Especificar valor – Visão do cliente final. O cliente está disposto a pagar pela atividade que está sendo executada ou ela não agrega valor?
2) Identificar Fluxo de Valor – Levantamento em todo o fluxo da organização, de “porta a porta”, quais atividades, de fato, agregam valor.
3) Fluxo – Faça o valor fluir, sem interrupções com um fluxo contínuo.
4) Puxe – Responda à demanda do cliente, puxando os processos, do fim para o início.
5) Perfeição – Melhoria contínua. Zero desperdício.
Lean é criar e implementar processos em toda a organização que são altamente responsivos e flexíveis para a demanda do cliente, sem produzir defeitos. O Lean abre caminho para a entrega de produtos e serviços de alta qualidade, no local certo, na hora certa, fazendo com que a organização seja mais e eficiente e consequentemente mais competitiva.