
O que é e como implementar a metodologia Seis Sigma
- outubro 26, 2021
- 4:00 pm
- Sem Comentários
Seis Sigma é uma das metodologias de melhoria de processo mais importantes da atualidade. Ele apresenta um conjunto de padrões a serem seguidos pelas organizações, com o objetivo final de eliminar desperdícios e redundâncias operacionais e, portanto, eliminar erros, defeitos e desperdícios.
O Seis Sigma é principalmente voltado para resolução de problemas complexos e de difícil detecção da real causa e que causam grande impacto financeiro nas empresas.
Nas últimas semanas no blog Alvarium nós falamos de Iniciativa Lean e da Semana Kaizen , que são outras maneiras da filosofia Lean de resolução de problemas, nestas maneiras vemos muitos problemas sendo resolvidos através dos chamados Quick wins (aqueles que você consegue identificar e resolver de uma forma rápida e fácil). Quando um problema é muito complexo essas vitórias rápidas não solucionam a causa raiz do problema, necessitando de um método mais robusto e apoiado em diversas ferramentas para se entender o que é a causa e o que é o efeito!
O Processo do Seis Sigma
A Metodologia Seis Sigma compreende cinco estágios baseados em dados – Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC). Quando totalmente implementado, o DMAIC padroniza a abordagem de solução de problemas de uma organização e molda como ela idealiza novas soluções de processo.
No Vídeo abaixo, nosso sócio fundador Moisés Vieira fala um pouco sobre o DMAIC:
- Definir
O estágio “Definir” busca identificar todas as informações pertinentes necessárias para compor um projeto, problema ou processo em termos tangíveis e acionáveis. Ele enfatiza as melhorias concretas do processo de aterramento em informações reais, quantificáveis e qualificáveis, em vez de objetivos abstratos.
- Carta do escopo do projeto, incluindo orçamento, foco e motivação motriz
- Pesquisa de voz do cliente (VoC)
- Mapas de fluxo de valor
- Cronograma do projeto
- Medir
Na fase de “Medir”, as organizações avaliam onde estão as capacidades do processo atual. Embora eles entendam que precisam fazer melhorias e tenham listado essas melhorias concretamente na fase Definir, eles não podem fazer ajustes e adequar as mudanças até que tenham uma linha de base baseada em dados.
Em outras palavras, a fase de Medição inicia duas atividades:
- Medir o processo ou atividade atual
- Usar esses conjuntos de dados atuais para estabelecer uma linha de base da capacidade do processo, com a qual os dados de melhoria do processo serão comparados
- Analise
A fase de “Análise” examina os dados acumulados durante o estágio de Medição para isolar as causas raízes exatas das ineficiências, defeitos e discrepâncias do processo. Em suma, ele extrai significado de seus dados. Os insights coletados da Análise começam a estruturar as melhorias tangíveis do processo para serem implementadas por sua equipe ou organização.
As organizações podem ir além da fase de análise depois de realizar o seguinte:
- Gráficos de Pareto e mapas de dados semelhantes aprovados pelo Six-Sigma rastreando a frequência de um problema
- Cálculos de capacidade potencial (Cp) e capacidade real (Cpk)
- Uma análise de causa raiz formal
- Implementar
A fase “Implementar” inicia planos de ação formais destinados a resolver os problemas-raízes obtidos em suas análises. As organizações abordam diretamente o que identificaram como a causa raiz do problema, normalmente implantando um plano de Design de Experimento para isolar diferentes variáveis e co-fatores até que o verdadeiro obstáculo seja encontrado.
- Controle
Na fase final, “Controle”, as equipes Seis Sigma criam um plano de controle e implantam seu novo processo padronizado. O plano de controle descreve fluxos de trabalho diários aprimorados, que resultam em variáveis críticas do processo de negócios que obedecem às variações de controle de qualidade aceitas.
Cada uma dessas cinco fases cria um modelo repetível para melhorar as capacidades do processo de sua empresa. Quando os cinco estágios são totalmente implementados, as organizações podem medir a eficácia e a eficiência dos processos críticos de negócios de manufatura. As medições são rastreadas em um gráfico de controle, fornecendo dados de controle de processo quantificáveis e comparáveis que alavancam uma vantagem competitiva.
A pergunta que fica é a seguinte, Se o Seis Sigma é tão vantajoso, porque todas as empresas não usam?
Os desafios do Seis Sigma
Como qualquer melhoria de processo, o Seis Sigma pode ser difícil de se implementar.
- Definições e abordagens diferentes
A filosofia orientadora por trás do Seis Sigma é o processo DMAIC de cinco estágios, que assume que todos os detalhes e atividades no ambiente de manufatura envolvem entradas e saídas quantificáveis. Embora isso não seja errado, ele apresenta problemas com operações menos imediatas ou obviamente quantificáveis. Sem o treinamento estatístico adequado, as organizações ficam sobrecarregadas com a tarefa de quantificar pontos de dados aparentemente “no escuro”.
Além do mais, DMAIC não é a única abordagem usada na teoria Six Sigma. Outros ajustaram metodologias de melhoria de processo semelhantes, mas separadas, para os fabricantes adotarem, dependendo das metas de eficiência operacional.
- Altamente Estatístico
Seis Sigma depende de um conjunto diversificado de ferramentas estatísticas para identificar e validar o problema raiz de um processo. Usando apenas o modelo DMAIC, as equipes podem realizar qualquer uma das seguintes técnicas de cálculo quantitativo:
- Criação de gráfico de controle
- Controle estatístico de processo (SPC)
- Cálculos de capacidade potencial (Cp) e capacidade real (Cpk)
- Testes de hipóteses
- Processo de mapeamento
- Modo de falha e análise de efeito
- Mapeamento do fluxo de valor
No mínimo, as organizações comprometidas com as melhorias do Seis Sigma precisarão de um especialista em estatística ou análise de dados para guiar, se não liderar, esses conjuntos de ferramentas imperativas.
Por isso é importante ter profissionais capacitados e certificados na implementação do Seis Sigma em diversas empresas das mais diversas áreas. Conte com a Alvarium para obter melhorias significativas nos seus processos.