O quadro “To-do”: Entendendo Kanban de uma vez por todas
- janeiro 18, 2021
- 8:16 pm
- Sem Comentários
Vamos conversar hoje sobre o quadro mais popular das ferramentas do Lean; Quase 83 por cento dos entrevistados no Relatório Lean Business alegaram usar o Kanban de alguma forma com sua equipe. Trata-se de uma ferramenta de representação de fluxo de trabalho aliada a estratégia da sua empresa. O Quadro Kanban pode funcionar como a peça central de sua equipe, um ambiente único para a comunicação entre todos os times da empresa. Um lugar onde todos podem visualizar tarefas e projetos para priorizar esforços e ajudar os grupos que estão progredindo mais lentamente.
A ferramenta é um facilitador de visualização que permite otimizar seu fluxo de trabalho. O quadro Kanban pode ser físico, geralmente usando notas em um quadro branco para comunicar o status e o progresso contínuo de projetos, tarefas e problemas com sua equipe (de certa forma, é como um sistema de avisos em um restaurante, por exemplo). Mas pode ser também on-line também existem e são geralmente uma abordagem muito mais limpa, trazendo gráficos elegantes e a capacidade de levar seu quadro Kanban com você para qualquer lugar que você vá através de um dispositivo móvel. Vamos falar um pouco mais disso adiante.
De onde veio?
O quadro Kanban surgiu como um produto da equipe de gestão da produção da Toyota que mencionamos em outro artigo do Blog. Trabalhadores de linha sinalizaram com cartões coloridos conhecidos como Kanbans outros funcionários para reporem suas peças, e a função dos postos anteriores era sempre repor o posto seguinte. O grau visual do processo permitiu que as equipes se comunicassem sobre o trabalho que precisava ser feito de forma relativamente fácil, em um ambiente que, de outra forma, era acelerado e descompassado. Além disso, criou uma padronização de demanda x oferta no processo de fabricação, o que reduziu o desperdício e melhorou a identificação de erros.
Como funciona?
Os painéis Kanban funcionam por colunas. O uso delas descreve as etapas de um trabalho, da esquerda para a direita e fornece informações sobre tempo e outros aspectos dos postos de trabalho, o painel é técnico ao mesmo tempo gerencial. Nas colunas ficam cartões que se descolocam horizontalmente e diferentes tipos de projetos são observados por determinadas atribuições de cores.
Gráficos valem mais que palavras
Ao mapear o fluxo de trabalho, os esforços são transparentes dentro de sua própria equipe e para outros departamentos. O quadro representa uma linguagem visual compartilhada que todos podem entender, simplificando a comunicação e dando aos membros da equipe e às partes interessadas acesso à informação em uma forma mais cognitiva e menos cruzada. Visualizar seu fluxo de trabalho através de gráficos é muito benéfico pois o cérebro humano extremamente visual. Imagens e esquemas são processados 6 vezes mais rápido que texto corrido.
Kanban, seguindo os passos da mentalidade enxuta, é uma excelente ferramenta devido à sua versatilidade. É aplicada hoje desde indústrias criativas como marketing digital e design até times de programadores ou manufaturas das mais complexas. É tudo sobre a visualização do seu trabalho, concentrando a atenção das pessoas num movimento contínuo de fluxo de trabalho e limitando seu trabalho em andamento. Se você limita o trabalho de uma função por outra anterior você amarra o seu time.
Próximos passos
O trabalho preso torna-se fácil de detectar em um quadro Kanban; O colaborador bloqueado ficará com um polegar dolorido quando um cartão que ele precisa pra começar sua atividade ficar no mesmo lugar por uma semana ou mais. O conceito de WIP (Work-in-Progress) ou limite de trabalho em andamento é tão importante para criar um fluxo Lean de trabalho que trataremos dele na semana que vem. Fique ligado nas nossas redes sociais!