
O poder de priorizar as tarefas
- setembro 1, 2022
- 10:48 am
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Uma das partes mais difíceis de ser um líder é tomar decisões críticas quando vários projetos e tarefas estão competindo por sua atenção. Em qualquer dia, você pode estar lidando com uma situação de emergência, vários projetos de alta prioridade e várias decisões que afetarão o destino de sua empresa a longo prazo.
Tempo e dinheiro são limitados e, como tal, devemos utilizar esses recursos limitados de forma eficaz. Não há outra maneira de atingir nossos objetivos a não ser utilizar a discrição, a priorização e a seleção. Afinal, algumas coisas são simplesmente mais críticas e mais importantes.
Os líderes mais eficazes são aqueles que conseguem se concentrar no que é mais importante.
O trabalho da administração é direcionar o foco de sua organização para aquelas poucas prioridades vitais que manterão ou alinharão a organização com as demandas de seus clientes.
Em 1954, o ex-presidente dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhower, ilustrou um método de priorização de tarefas ao dizer: “Tenho dois tipos de problemas: os urgentes e os importantes. O urgente não é importante, e o importante nunca é urgente.”
Foi essa citação que criou a Matriz de Eisenhower; um sistema de 4 caixas para organizar suas tarefas por urgência e importância e depois executá-las.

A Matriz Eisenhower coloca as tarefas em 2 categorias e as prioriza para você. É uma maneira rápida de colocar tudo em ordem no início do dia.
O que é Importante:
Afetará muitas pessoas ou projetos se estiver incompleto
Outras tarefas dependem de sua conclusão
Contribui muito com valor
São resultados de baixo esforço e alto (princípio 80/20)
O que é Urgente:
Está atrasado
É devido em breve
Exige atenção imediata
As consequências de não fazê-lo são imediatas
Você obtém resultados com base nas coisas em que se concentra mais intensamente. Independentemente de quantas coisas você deseja realizar, você deve se concentrar no mais importante e deixar outras coisas – que no contexto certo podem ser coisas muito boas – passarem despercebidas.
Só um lembrete sobre o Princípio de Pareto, a Regra 80/20, sempre você deve concentrar 80% de seu tempo e energia nos 20% de seu trabalho que são realmente importantes. Não apenas “trabalhe de forma inteligente”, trabalhe de forma inteligente nas coisas certas.