Melhoria contínua é cultural
- janeiro 18, 2021
- 8:25 pm
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A abordagem experimental do Lean requer um estado constante de evolução do negócio. A melhoria contínua é um estágio de maturidade representado pelos times conscientes e proativos quanto a como seus processos podem melhorar, com avanços incrimentais. É fácil cair no comodismo e começar a assumir passivamente tarefas com pouca consideração pelo que você está realmente fazendo e como você está fazendo isso. A melhoria contínua tenta quebrar esse hábito e manter a equipe focada em melhorar sua qualidade de trabalho dia sim e dia também.
O principal processo de melhoria contínua centra-se em torno de uma abordagem de quatro etapas:
- Você primeiro identificar os processos do fluxo de trabalho que exigem melhorias, levantando dados como tempo de atividade e mapeamento de agregação de valor.
- Em seguida se encontrar com sua equipe para planejar um curso de ação.
- Com uma estratégia em vigor, é hora de executar e implementar a estratégia em um período definido.
- A etapa final é revisar a execução e medir as áreas em que o plano foi bem-sucedido e falhou.
A estratégia Lean de melhoria contínua exige que você não pare na etapa quatro, mas sim retorne e comece de novo. É um ciclo. Um caminho. Ele se afasta da ideia de perfeição e abraça um ambiente de constante crescimento e aprendizado.
Técnicas para usar durante os ciclos
A primeira técnica é eliminar atividades sem valor agregado. Isso pode acontecer enquanto você conduz seu ciclo de melhoria contínua. Identificar áreas de desperdício e procurar oportunidades para fazer um melhor uso dos talentos e conjuntos de habilidades de seus funcionários acabará criando um valor melhor para seus clientes e sua empresa. Com essa técnica, surge o potencial do colaborador se perguntar se a posição dele é uma área de desperdício. É por isso que, ao adotar essa técnica, você deve permanecer transparente com sua equipe e tranquilizá-la quanto ao seu valor. O objetivo não é cortar, cortar, cortar e cortar um pouco mais. O objetivo é ajudar cada membro da equipe a crescer em sua posição e maximizar sua eficiência e produção individuais.
A outra técnica a ser considerada é definir o que o desperdício significa para você e sua organização. Essa é uma maneira de pensar em desperdício: se um cliente vê algo como um item de linha e não deseja pagar por ele, isso é um desperdício. Ocasionalmente, essas atividades são inevitáveis; Tarefas que podem parecer banais, como enviar e-mails a potenciais clientes em nome dos clientes, são necessárias e têm um custo associado, mas o cliente pode não querer pagar por elas. O desafio muitas vezes se torna distinguir entre o que pode ser cortado e o que só pode ser minimizado.
Criticidade e experimentação
Às vezes, é difícil ver o desperdício quando os projetos exigem várias mãos no pote. No momento em que cada “especialista” deixou sua marca no projeto, é perfeitamente possível que o contexto tenha mudado e o problema que o projeto deveria resolver tenha mudado. Isso geralmente é um sintoma de uma organização que funciona isolando os membros da equipe para trabalhar apenas em tarefas específicas nas quais acredita-se que sejam especialmente dotados. Parece uma ótima ideia, mas na prática, ela se transforma em talento não utilizado. A aplicação de melhorias contínuas ao crescimento de sua equipe ajudará os membros mais dinâmicos e com mais visão crítica do todo. A visão do especialista precisa ir do técnico ao estratégico, de tempos em tempos.
Ao considerar quais são as estratégias enxutas a serem adotadas pelo seu time, não se preocupe muito com sucesso e fracasso. O Lean não é sobre isso; é uma metodologia baseada na ideia de imperfeição constante. Isso pode parecer estressante se você for um perfeccionista, mas explorar noções de melhoria contínua e métodos para desenvolver sua equipe em uma unidade mais coesa e holística aumentará o valor agregado dentro de sua organização através de uma variedade de maneiras mensuráveis e emocionais (do ambiente).