Lean: de onde veio, para onde vai
- janeiro 18, 2021
- 7:44 pm
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Todo mundo quer ser enxuto
Em sua essência, o lean é uma metodologia do mundo dos negócios de manufatura que está passando por uma ampla difusão em praticamente todas os mercados e áreas do conhecimento. Você já vai ouvir falar hoje em dia de Lean Construction, Lean na saúde, Lean na hotelaria ou até Lean Education. Se hoje a metodologia já se propagou é porque ela levou valor a essas novas áreas e foi bem recebida. E por que não começar a praticar ela aí no seu trabalho hoje? Comece entendendo de onde veio tudo isso.
O Lean é mais antigo do que você pensa
A primeira imagem que vem na minha cabeça quando falo de “produção” e “eficiência” são linhas industriais e máquinas a todo vapor. Mas é preciso voltar um pouco para ver que a filosofia enxuta é tão antiga quanto a humanidade. Tudo se resume a maximizar a eficiência durante o processamento de algo, independentemente do que está sendo processado. No início da era agrícola, humanos já exerciam uma análise visando minimizar o desperdício e aperfeiçoar seu ofício para maximizar o rendimento da colheita. Isso já era aplicar o Lean, só não tinha esse nome ainda.
O berço mais conhecido do método
Dito isso, a versão do Lean que abraçamos hoje veio do funcionamento interno da fabricante japonesa de automóveis Toyota. Como uma das montadoras mais antigas do Japão, eles evoluíram seus métodos ao longo de várias décadas de produção, desde seu fundador Kiichiro Toyoda até Taiichi Ohno (1912–1990), considerado o principal idealizador do Toyotismo. Dentro da fábrica ele dirigiu por anos equipes de melhoria para inspecionar intensamente cada etapa da produção, com análises minuciosas de tempo. A partir daí criaram o conceito principal do lean, o fluxo de trabalho puxado. A “produção puxada” propõe que os produtos sejam baseados na produção sob encomenda, no lugar do método de “produção empurrada”, que produz para estoque e gera superprodução.
Novos significados do Lean
Hoje ele se difundiu e ganhou novos significados. Agregar mais valor nem sempre é aumento de receita. O método tem a vantagem de ser adaptável, e com isso vem uma mudança no que é considerado resultado no fim de um projeto. Em alguns casos, sim, o valor será medido de forma mais tangencial com a receita. Em outros casos, veremos uma diminuição no tempo de entrega, um atendimento mais eficiente ou uma qualidade maior dos produtos, levando a um cliente muito mais satisfeito.
Procurar novas formas de reduzir desperdícios tem sido cada vez mais valioso para as organizações. Infelizmente, muitos dos métodos tradicionais de melhoria contínua não adotam uma abordagem holística e impactam negativamente o moral da equipe, um fator tradicionalmente desconsiderado quando se mede o desperdício de produção de maneira analítica. O Lean é bem-sucedido porque é centrado no trabalhador e as estratégias giram em torno dos conjuntos de habilidades e limites de sua equipe.