Kaizen: Hoje melhor do que ontem
- janeiro 18, 2021
- 8:30 pm
- Sem Comentários
O Kaizen é uma palavra Japonesa que significa: Kai (Mudança) e Zen (Melhoria). É uma das principais ferramentas do Lean e se aplica a qualquer ambiente, desde que existam pessoas e processos. Desde o chão de fábrica até os processos administrativos, a semana Kaizen trará melhorias visto que o foco é intenso em reduzir desperdícios e aumentar a agregação de valor ao cliente final.
Trata-se de uma estratégia em que funcionários de todos os níveis de uma empresa trabalham juntos de maneira proativa para obter melhorias regulares e incrementais nos processos. De certa forma, combina os talentos coletivos dentro de uma empresa para criar um poderoso mecanismo de melhoria.
Kaizen é uma filosofia prática
1. Enquanto prática: o Kaizen acontece por meio eventos focados na melhoria de áreas específicas dentro da empresa. Envolvem colaboradores de todos os níveis, com ênfase especial para os funcionários do chão de fábrica. É normalmente aplicada durante uma semana, chamada de Evento Kaizen. Como uma das grandes expertises da Alvarium, o evento será explicada em detalhes abaixo com um de nossos cases.
2. Como filosofia, o Kaizen trata da construção de uma cultura em que todos os funcionários estejam ativamente engajados em sugerir e implementar melhorias na empresa. Em empresas realmente enxutas, ela se torna um modo natural de pensar tanto para os gerentes quanto para os funcionários do chão de fábrica. É um processo que se internaliza. Nas fábricas japonesas, que são consideradas o berço do Lean, esse nível de implementação do Kaizen já está presente há mais tempo. Muito por isso elas alcançaram níveis de produtividade impressionantes nos dias de hoje.
O evento Kaizen
Existem algumas maneiras pelas quais o Kaizen pode ser implementado, normalmente escolhe-se uma semana onde os esforços de determinados setor vão se voltar massivamente a melhoria de processos. Durante uma semana os envolvidos tem que usar da criatividade e intensidade para realizar o máximo de coisas possíveis.
Um dos nosso eventos mais recentes foi numa malharia, onde aplicamos duas semanas Kaizens em 2 unidades da fábrica. Em cada uma alcançamos resultados surpreendentes ligados ao melhor aproveitamento do espaço físico da área de expedição, diminuição de erros e aumento da receita diária.
O Primeiro passo
O modelo mais eficaz para conduzir um Kaizen é o de equipes de trabalho autogeridas. O sucesso do evento depende basicamente de duas coisas: Um bom líder facilitador e uma equipe engajada.
Escolhendo o time: O modelo ideal do time Kaizen tem 12 membros. O líder (de outra área da empresa) e o co-líder (um especialista técnico da área do Kaizen). 4 consultores do time (da área afetada), 3 (de áreas clientes-fornecedoras) e outros 3(de áreas neutras).
Escolhendo o líder: O papel dos líderes é muito importante enquanto facilitador do processo, retirando barreiras e fornecendo técnicas de solução de problemas e análise para ajudar a equipe a resolver as situações e executarem as melhorias. Essa pessoa tem que ser um grande motivador da equipe.
O ciclo do evento
A semana Kaizen pode ser descrita pelo ciclo PDCA .
O planejamento envolve mapeamento e é feito no primeiro e segundo dia. A execução acontece até o último dia. É uma execução com mudanças drásticas em uma semana (que normalmente demorariam 1 mês ou mais). Essas mudanças são acompanhadas por 30 dias.
O evento segue uma ordem de atividades durante a semana:
- Reúne operadores, gerentes, fornecedores e clientes de um setor.
- Mapeia os processo existente (usando do fluxograma).
- Mede tempos de atividades e analisa agregação de valor.
- Brainstorm de ideias para melhorar o processo.
- Priorização de ideias na lógica: “Criatividade antes de gastar dinheiro”.
- Organiza a semana em planos de ação e responsáveis e mãos a obra!
Atenção ao aplicar a metodologia!
O Kaizen não precisa ser burocrático, não deve haver necessidade de múltiplas formas e aprovações e autorizações. Se as mudanças afetam apenas a área imediata, as equipes devem ter a autoridade para ir em frente e executá-las.
Esse método anda de mãos dadas com a padronização de processos. O trabalho padronizado solidifica as melhores práticas atuais para um processo, e o Kaizen visa encontrar melhorias para esses processos. Atualize seus planos de processo após o evento: O Trabalho Padronizado é uma documentação viva (evolui continuamente através do Kaizen).