
Eliminar desperdício é a chave para a eficiência
- agosto 25, 2022
- 10:10 am
- Sem Comentários
O Desperdício refere-se a uma ampla gama de atividades sem valor agregado. Quando você olha para o Sistema Toyota de Produção (STP), eliminar o desperdício é um dos principais princípios do sistema Just-in-Time.
Algumas coisas que são consideradas desperdício são custos de financiamento desnecessários, custos de armazenamento e estoque inútil de itens antigos. A Toyota divide o Desperdício em sete tipos:
- Transporte: Aumenta o risco do produto ser danificado, perdido ou atrasado.
- Estoque: Desembolso de capital que não produz renda imediatamente.
- Movimento: Danos infligidos através do processo de produção.
- Aguardando: Produto ocioso.
- Processamento excessivo: Fazer mais trabalho do que o necessário.
- Superprodução: Produzir mais do que o exigido pelo cliente.
- Defeitos: Substituição de peças ou produtos defeituosos.
Os processos consomem recursos e, naturalmente, podem ocorrer desperdícios. Quanto mais recursos são usados, mais oportunidades existem para o desperdício. As ferramentas de manufatura enxuta e o STP ajudam a focar na eliminação do desperdício e criar uma maior conscientização.
Entender exatamente o que existe de desperdício e onde ele existe é crucial para qualquer processo de manufatura Lean. Embora os produtos sejam diferentes entre as organizações de manufatura, os praticantes lean entendem que os tipos de desperdícios são muito semelhantes.
Antes que você possa parar o desperdício em qualquer operação, você deve ser capaz de vê-lo, reconhecê-lo como desperdício, identificar quem é o responsável e, finalmente, apreciar seu tamanho e magnitude.
Os desperdícios que não são vistos não podem ser eliminados. Quando algo é negado como desperdício, também não pode ser interrompido. Quando você se recusa a aceitar a responsabilidade pelos desperdícios, você não os elimina. Claro, quando o desperdício não for medido, você não estará motivado a pará-lo. O que não é medido, não é melhorado.
De acordo com Taiichi Ohno, o criador do Sistema Toyota de Produção, há um objetivo direto do sistema, que é a eliminação absoluta do desperdício. Se claramente compreendida, esta frase simples contém todas as informações necessárias para compreender a essência da filosofia lean.