
Criando uma cultura enxuta
- maio 11, 2021
- 5:27 pm
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A Cultura de uma empresa pode ser definida com a experiência cotidiana de todas as partes envolvidas com a organização, desde os trabalhadores no chão de fábrica até os fornecedores e clientes. Muitos pensam que a cultura cria resultados de sucesso, mas o contrário é também é verdadeiro, o desempenho impulsiona a cultura e vice-versa. Se houver sucesso e valorização de boas práticas, as pessoas tendem a exibir entusiasmo pela mudança e estarem mais abertas ao novo.
Embora transformar a cultura de uma organização para que ela se torne enxuta, seja em muitos casos uma mudança radical, a filosofia Lean nos ensina que as mudanças devem acontecer gradualmente e trabalhada diariamente pela liderança e todos envolvidos.
“A melhoria contínua é melhor do que a perfeição tardia.” Mark Twain
A cultura Lean foi, no princípio, desenvolvida nas fábricas da Toyota no Japão e de lá agregou dois pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e da organização que são humildade e respeito.
O aprendizado começa com humildade, quanto mais você se empenha para se tornar enxuto, mas você percebe que você sabe pouco e que ainda há muito para aprender.
Respeito é fazer todos os esforços para compreender os outros, aceitar responsabilidades e construir confiança mútua, significa reconhecer o valor das pessoas por meio do desenvolvimento delas.
Os líderes são os principais responsáveis pela cultura em qualquer organização e precisam estar cientes de seu papel na criação de mudanças culturais, portanto, aqui vão sete dicas para que vocês possam realmente contribuir para essa transformação:
Ouça realmente.
As melhores soluções geralmente estão com os próprios executores dos processos, ninguém melhor do que eles para apontar quais são os principais pontos de melhoria. Olhe para as pessoas quando elas falam. Dê a eles toda a sua atenção. Faça perguntas subsequentes durante toda conversa.
Não perca tempo.
Se você mantém funcionários ou clientes esperando, está dizendo a eles “seu tempo não é tão importante quanto o meu”, em uma cultura lean, o tempo é um dos recursos mais precioso, portanto é preciso ser ágil desde a execução de processos até a tomada de decisão.
Ponha a mão na massa.
Vá e veja por si mesmo no local onde o trabalho é feito. Visite o Gemba. Se você permitir que um trabalhador use uma máquina que produz peças defeituosas, estará, na verdade, dizendo ao trabalhador que seu trabalho não importa e que o defeito ou falha não é relevante para a organização.
Desenvolva pessoas.
Incentive o aprendizado, o trabalho em equipe e a melhoria contínua. Treine os colaboradores para resolução de problemas, acompanhamento de riscos e contramedidas.
Reconheça as realizações dos outros.
Se tudo correr bem, dê o crédito. Se as coisas correrem mal, assuma parte da responsabilidade. Essa abordagem humilde garantirá que sua equipe se uma em torno de um objetivo comum.
Autoridade.
Não use autoridade só porque você a possui. Incentive seus profissionais a tomar decisões, definir suas próprias metas e assumir responsabilidades em relação a seus resultados.
Transformar a cultura de qualquer organização não é fácil, demanda esforço e envolvimento constante de todos. Durante todo o caminho, obstáculos vão surgir e precisam ser superados para que realmente, por meio das pessoas, o negócio se torne mais eficiente, enxuto e rápido em todos os aspectos organizacionais. Humildade e respeito são comportamentos fundamentais para que o todo esse processo tenha sucesso.