Como um consultor de Lean gera resultado
- janeiro 18, 2021
- 8:27 pm
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Nos últimos anos, empresas de vários setores mostram um interesse crescente em aprender e explorar estratégias enxutas para a gestão organizacional. Lean é uma metodologia hoje estudada por vários campos do conhecimento (desde a engenharia até a saúde), como tratamos nesse artigo.
É possível achar uma infinidade de conteúdos com uma visão filosófica sobre o tema, mas poucos se aprofundam na prática. Um dos principais conceitos do método se chama “vá e veja” não é à toa. Praticar Lean implica presença, atenção e mão na massa.
Os benefícios de se implantar uma cultura lean vão muito além do sucesso do projeto e do crescimento da receita. Um consultor Lean dentro de qualquer lugar deve ter como guia métricas financeiras, mas no dia a dia exercitar pontos de vista como:
- A experiência do seu cliente e do cliente dele,
- Impulsionar equipes proativas e autogeridas,
- Cuidar da manutenção do moral da equipe,
- E consequente crescimento da produtividade.
Muitas vezes é o valor “não planejado” vindo dessas estratégias que as torna ainda mais atraentes. Por exemplo, as práticas enxutas concentram-se em simplificar o fluxo de trabalho de uma maneira muito específica. No entanto, um resultado tipicamente inesperado é quando a experiência do cliente é significativamente aprimorada por meio de novas práticas no setor de atendimento e expedição.
Benefícios do tipo se estendem mais do que você pode imaginar e afetam positivamente a sua reputação de forma que superara o próprio investimento de um projeto Lean.
O papel de um consultor é construir caminhos. No lean focamos em melhorar a qualidade enquanto diminuímos custo e lead time. Em qual focar, se o tempo é curto? nas ideias mais criativas, com menor custo e tempo de implementação.
Kaizen — Implementação rápide de mudanças
O método Kaizen veio do Japão, desenvolvido no pós guerra em 1950. Vem da filosofia do Toyotismo de melhoria contínua e é uma ferramenta de ação a curto prazo com alto potencial de impacto.
O seu modelo mais comum é um evento que dura uma semana e foca num setor específico. Começa com a definição de um time Kaizen que irá coletar resultados no começo da semana, passar por um brainstorm de ideias para melhorar o processo e terminar a semana com a mão na massa nas ideias priorizadas. Em 2 ou 3 dias os times se esforçam para implementar tudo, como foi o caso na empresa das fotos abaixo. É uma proposta de alto esforço concetrado em poucos dias.