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Como a gestão do conhecimento ajuda as organizações

  • janeiro 26, 2022
  • 12:00 pm
  • Sem Comentários
  • O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é o processo de organizar, criar, usar e compartilhar o conhecimento coletivo dentro de uma organização. O gerenciamento de conhecimento bem-sucedido inclui manter as informações em um local de fácil acesso.

Poucas iniciativas são capazes de transformar verdadeiramente o funcionamento de uma organização, e a gestão do conhecimento é uma delas.

Tipos de gestão do conhecimento

O conhecimento é um dos ativos mais valiosos da sua organização. Armazenar, crescer e compartilhar esse conhecimento é fundamental para qualquer empresa.

Ao olhar por essa perspectiva, o significado da gestão do conhecimento inclui o processo que ajuda você a adquirir, organizar e compartilhar:

  • Conhecimento explícito (conhecimento que é fácil de escrever e compartilhar)
  • Conhecimento implícito (conhecimento aplicado)‍
  • Conhecimento tácito (conhecimento adquirido por experiência pessoal)

Processo de gestão do conhecimento

No nível mais alto, um processo de gestão do conhecimento é a maneira pela qual uma empresa gerencia o conhecimento, desde sua criação até sua metodologia de organização, até como continua a garantir que seja compartilhado.

  • Criação de conhecimento. A criação do conhecimento começa com a aquisição do conhecimento. Esse conhecimento pode vir de muitas fontes, incluindo funcionários de uma organização ou indivíduos externos que são trazidos para obter conhecimento ou experiência em um assunto específico. À medida que o conhecimento é adquirido, o próximo passo é entender para que o conhecimento será usado, como será aplicado e onde é aplicável.
  • Organização do conhecimento. O conhecimento deve então ser estruturado em um sistema de gestão do conhecimento para uso futuro. Esse conhecimento não deve apenas ser organizado, mas também deve incluir recursos de segurança para que o conhecimento possa ser acessado por pessoal autorizado quando necessário. Esse processo de organização do conhecimento é uma parte importante da gestão do conhecimento, pois sem ele, o conhecimento fica desorganizado e sem estrutura, tornando difícil ou impossível encontrá-lo no futuro quando o conhecimento for necessário.
  • Compartilhamento de conhecimento. O processo de organização do conhecimento é completado pelo compartilhamento do conhecimento. Esse compartilhamento de conhecimento inclui tudo, desde treinamento de conhecimento até troca de conhecimento, onde o conhecimento pode ser adquirido ou aprimorado por meio de discussões de conhecimento com outros funcionários de uma organização.

Todos esses aspectos trabalham juntos para compor um processo de gestão do conhecimento, que promove a colaboração e o compartilhamento de informações.

Como a gestão do conhecimento ajuda as organizações

Quando uma organização é capaz de acessar, compartilhar e atualizar facilmente o conhecimento de negócios, ela pode se tornar mais produtiva e econômica. A capacidade de acessar o conhecimento certo no momento certo, por meio de um sistema de gerenciamento de conhecimento robusto, informa a tomada de decisão precisa e estimula a colaboração e a inovação.

 

Benefícios da gestão do conhecimento

Quanto mais eficaz e eficiente uma empresa compartilhar suas informações com seus funcionários, melhor será o desempenho do negócio. Os benefícios da gestão do conhecimento incluem:

  • Tomada de decisão mais rápida
  • Acesso eficiente ao conhecimento e à informação
  • Maior colaboração e geração de ideias
  • Comunicação aprimorada em toda a sua organização
  • Melhor qualidade de informações e dados
  • Mais segurança para a propriedade intelectual
  • Treinamento otimizado
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Feito por Marina Ribeiro

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