Desde março de 2020, todas as pessoas do planeta tiveram sua vida abalada de alguma forma pela pandemia do COVID-19. Todos os aspectos da vida foram afetados. Nossas rotinas diárias foram interrompidas e qualquer senso de normalidade foi perdido.
A pandemia do COVID-19 lançou uma luz sobre as cadeias de suprimentos. O espetáculo das prateleiras vazias dos supermercados durante o início da pandemia serviu como um lembrete do que pode acontecer quando os níveis de estoque e serviço estão fora de sincronia.
Parece que toda vez que há um problema de estoque, a manufatura enxuta ou os princípios enxutos levam a culpa. Lean teve uma má reputação durante esta pandemia. Vamos ser sinceros, a atual pandemia de COVID-19 é uma ocorrência bastante rara! Crises como esta iluminam a contínua falta de compreensão do que é Lean.
Embora o Lean tenha se tornado fundamental para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, ele ainda está sujeito a interpretações errôneas. Um equívoco comum é que essa filosofia de gerenciamento é essencialmente tirar as pessoas das operações de negócios. Embora isso possa ser um resultado, está longe de ser o objetivo principal do Lean.
Em essência, o Lean maximiza o valor para o cliente, eliminando o desperdício dos processos. Outra interpretação é que o modelo se esforça para atender às necessidades do cliente com o máximo de precisão – e, portanto, com o mínimo de estoque – possível.
Excesso de estoque é uma forma de desperdício de negócios que prende capital e consome recursos organizacionais que são melhor implantados em outros lugares. Nas últimas décadas, as empresas fizeram avanços consideráveis na redução dos volumes de estoque, mantendo altos níveis de serviço.
No entanto, o COVID-19 causou um choque no sistema que deu às empresas uma pausa sobre sua capacidade de atender infalivelmente à demanda dos clientes durante surtos quando os estoques de produtos foram reduzidos ao osso. A crise gerou muita discussão sobre a necessidade de revisitar as abordagens de gestão de estoques.
Embora esses últimos meses não tenham sido o que a maioria das empresas esperava ou planejava, eles ofereceram aos fabricantes a oportunidade de utilizar a manufatura enxuta para lidar com a escassez e os problemas causados pela pandemia. O COVID-19 mudou drasticamente a regularidade da demanda – com previsões mudando diariamente, influxos repentinos de trabalho e cancelamentos de pedidos – o que enfatizou a necessidade de os fabricantes serem flexíveis. A manufatura enxuta abrange muitos aspectos diferentes, e a pandemia deu aos fabricantes que adotam o Lean a oportunidade de analisar os pontos fracos e abordá-los de frente.
Essa pandemia mostrou aos fabricantes, talvez mais do que nunca, que a manufatura enxuta significa ser flexível. Flexibilidade nas capacidades de sua máquina, capacidade de ajustar cronogramas de produção, disponibilidade para troca rápida de técnicas e treinamento cruzado de funcionários ajudarão a garantir sua capacidade de responder e se adaptar quando for necessário. Uma operação de fabricação altamente responsiva, por sua vez, permitirá que você crie uma plataforma ágil de atendimento ao cliente que se destacará para seus clientes atuais e potenciais.
Existem duas mentalidades principais que moldam nossas vidas (impactando não apenas nossas atitudes, mas também o aprendizado), são elas a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento.
Praticar o pensamento enxuto significa reforçar nossa crença em melhores resultados, onde alcançamos coisas aparentemente impossíveis que aprendemos fazendo. À medida que melhoramos as coisas, desbloqueamos soluções para problemas que nunca foram aparentes (embora pareçam óbvios em retrospectiva).
De várias maneiras, a pandemia do COVID-19 impactou todos os negócios em todo o mundo. É tempo suficiente para todos os fabricantes reavaliarem suas estratégias e fazerem melhorias. As empresas que já sofriam com baixa produtividade, desperdício e ineficiência antes da pandemia provavelmente continuarão lutando mais. Mais que qualquer coisa, o COVID-19 mostrou o quão importante é praticar inovação e resiliência. Para garantir a sobrevivência a longo prazo, muitas empresas estão se concentrando em sua produtividade e desempenho, reduzindo erros e utilizando os recursos disponíveis o máximo possível.
Está claro que o Lean é mais essencial agora do que em qualquer outro momento, oferecendo às empresas um sistema para navegar em um cenário global que foi alterado para sempre pela pandemia do COVID-19. A utilização do Lean pode ajudar as empresas a iterar, resolver problemas e se adaptar para acompanhar o ritmo de mudança sem precedentes. Use o Lean para garantir o sucesso a longo prazo.