6 maneiras de acelerar sua jornada lean
Líderes em organizações de todos os setores estão sempre procurando “acelerar” uma transformação Lean. A maioria das organizações prefere dar pequenos passos incrementais para longe de seu modelo de negócios atual e visar um conjunto de iniciativas que ainda se aproximam de sua posição atual.
O desafio do lean é que, apesar de atrair muitos executivos que desejam cortar custos e aumentar a produtividade, um processo lean não acontece da noite para o dia. Há muitos obstáculos a serem superados.
A Alvarium tem mais de 5 anos de operações de manufatura, implementando princípios lean e conduzindo centenas de kaizens, existem algumas maneiras básicas de acelerar sua jornada Lean.
Desenvolva Cultura
Lean é sobre pessoas. Toda mudança empresarial bem-sucedida e sustentável começa com a alta administração (equipe de liderança). Culture by design requer mudar a maneira como as pessoas pensam e trabalham. Isso é difícil de fazer, porque as pessoas se sentem confortáveis com o jeito que são. Você deve estabelecer uma base para que a mudança possa acontecer. A definição de ‘ganhar’ deve ser compartilhada e compreendida por todos.
Uma nova cultura enxuta não se desenvolverá a menos que a equipe de liderança da organização esteja disposta a modelar e ser o exemplo dos novos comportamentos.
Líderes têm que liderar
O compromisso implacável do líder ou da liderança é o requisito básico se você deseja ter uma conversão lean bem-sucedida. É papel dos líderes Lean criar um ambiente que promova a melhoria contínua, fazendo perguntas orientadoras, apoiando as equipes enquanto testam hipóteses e celebrando as melhorias, tanto no desempenho quanto no processo.
A prática dos princípios de gestão Lean requer uma mudança de mentalidade: de supervisor para professor e coach. Os líderes Lean devem liderar gentilmente, pelo exemplo, garantindo que os princípios Lean sejam aplicados com o objetivo certo em mente: Maximizar de forma sustentável a entrega de valor ao cliente.
Kaizen – Desenvolver Capacidade Interna
Os eventos Kaizen são uma poderosa ferramenta de melhoria porque as pessoas têm o poder de apresentar novas ideias para ajudar os negócios. Os funcionários são isolados de suas responsabilidades do dia-a-dia e podem concentrar toda a sua criatividade e tempo na solução de problemas e melhorias.
O propósito do kaizen é envolver todos, em todos os lugares, todos os dias na realização de melhorias simples. Essas pequenas melhorias somam horas extras e resultam em uma extraordinária e interminável transformação dos processos. As empresas que utilizam os Kaizens constataram que geram energia entre os que trabalham na área que está sendo aprimorada e produzem ganhos imediatos de produtividade e qualidade.
O Kaizen também melhora a capacidade das pessoas de pensar, julgar e tomar decisões baseadas em fatos. Kaizen ensina os líderes a desenvolver outras pessoas para que possam ajudar a melhorar rapidamente os negócios.
Viés para Ação
Se você não fizer nada, nada muda. A única cura para a inatividade é a ação. É por isso que o primeiro passo para criar uma cultura de execução bem-sucedida é criar um viés para a ação. Tire suas equipes da sala de conferência e entre no gemba. A partir daí, determine um tempo de resposta rápido, faça com que eles façam rapidamente um mapa de fluxo de valor e uma análise de causa raiz para seus itens acionáveis e publique seus sucessos imediatamente.
Ensine Lean a todos
A chave para implementar qualquer nova ideia ou conceito é o treinamento. Deve ser um treinamento de cima para baixo para que todos estejam na mesma página. Quanto mais entender sobre o que é a manufatura enxuta, por que você a está implementando e os benefícios esperados dela, maior a probabilidade de obter adesão.
É muito importante que todos na empresa se comprometam com a cultura lean. Para tornar a cultura bem-sucedida, gerentes e funcionários precisam estar cientes dos desperdícios dentro da empresa e estar preparados para combatê-los e eliminá-los. Certificar-se de que os funcionários tenham autonomia para fazer isso, e não apenas transferir o trabalho para outra pessoa, é imperativo para o funcionamento adequado da cultura enxuta.
Garantir que todos estejam na mesma página ajudará a evitar conflitos. Ao mesmo tempo, é importante garantir que as pessoas tenham espaço para pensar sobre as melhorias que acham que precisam ser feitas.
Concentre-se nos problemas
Um dos erros mais comuns que as empresas cometem ao embarcar em uma transformação Lean é tentar fazer muito de uma vez. Essas iniciativas de “ferver o oceano” são longas, caras e muitas vezes acabam estagnadas sob o peso de sua própria ambição.
Em outras palavras, os problemas identificam as ferramentas em vez das ferramentas que estão sendo forçadas na organização.