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5 formas de motivar times com a mentalidade Lean

  • fevereiro 23, 2022
  • 10:32 am
  • Sem Comentários

As organizações geralmente adotam a mentalidade Lean para mover a agulha em indicadores específicos. Eles querem ser mais produtivos, melhorar a saúde da organização ou aumentar a receita.

Mas o conceito Lean não é simplesmente melhorar as métricas; trata-se de mudar a cultura. E mudar a cultura começa com a liderança. Todos, de cima para baixo, precisam começar a reformular o trabalho, promulgar os valores e lutar pela perfeição.

A produção enxuta só pode ser alcançada se o desempenho dos trabalhadores envolvidos estiver em seu nível mais alto. Os gestores lean, no entanto, não devem esquecer que o desempenho organizacional sempre se resume ao comportamento dos trabalhadores, que são sempre determinados, pela competência e motivação.

Portanto, os gerentes Lean também têm a tarefa de motivar seus funcionários para que eles internalizem os objetivos organizacionais e os objetivos individuais de cada unidade de trabalho. A liderança Lean trata de orientar, incorporar e inspirar o pensamento Lean e os valores Lean em toda a sua organização.

As 5 técnicas a seguir são usadas pelos gerentes Lean para construir uma cultura motivacional na organização.

1- Senso de realização

A gestão deve criar entre os trabalhadores a sensação de que eles conquistam algo, tanto individual quanto coletivamente. O reconhecimento deve ser dado tanto para a realização individual quanto para o grupo. A administração deve certificar-se de que os trabalhadores sintam essa sensação de realização sempre que uma meta for alcançada ou quando novas inovações forem efetuadas. Mostre as conquistas da equipe durante a reunião de pé pela manhã.

2- Aprendizado e crescimento

Aprender e crescer dentro de uma organização é um processo contínuo. Não termina quando um trabalhador domina as habilidades necessárias de seu trabalho. A administração deve dar aos trabalhadores oportunidades de aprender novas habilidades para permitir que eles passem para um nível diferente, possivelmente mais alto, dentro da organização. Mais oportunidades de educação e treinamento devem ser disponibilizadas aos trabalhadores que têm ambição de crescer na hierarquia organizacional. Tente organizar pequenas sessões de treinamento onde as pessoas compartilhem experiências de campo e dicas.

3- Estimulando o trabalho

A gestão deve criar um ambiente de trabalho que seja estimulante para os trabalhadores. A cultura de melhoria contínua deve estimular os trabalhadores a resolver pequenos problemas, identificar desperdícios, colaborar e se sentirem responsáveis por todas as conquistas da organização e pelos clientes.

4- Responsabilidade e empoderamento

Os trabalhadores recebem suas responsabilidades individuais e coletivas como trabalhador individual e como membro da equipe. Juntamente com a responsabilidade dada vem o empoderamento do mesmo. Os trabalhadores devem ter poderes ou autoridade para cumprir suas responsabilidades.

5- Sentimento de fazer parte de algo

Um trabalhador nunca deve sentir que é apenas um dos muitos trabalhadores sem nome e sem rosto na organização. Ele deve ser reconhecido como um contribuinte para as conquistas da organização. Cada trabalhador deve sentir que faz parte de algo importante na organização. Ele deve sentir que é uma engrenagem importante na máquina organizacional.

O pensamento enxuto começa no topo, mas também de dentro para fora. Os líderes devem cultivar uma atitude de respeito pelos outros e humildade dentro de si. Eles usam perguntas e orientação para levar os funcionários a descobrir e implementar suas próprias melhorias e apoiar suas decisões.

Eles atendem os funcionários removendo obstáculos e promovendo o fluxo. Com o tempo, esses comportamentos são aprendidos e praticados por todos na equipe e por todos na organização.

Os sistemas Lean são formas poderosas de melhorar a produtividade, a qualidade e os lucros. Mas eles não podem ser simplesmente adotados como soluções rápidas para atingir determinadas métricas; eles devem ser totalmente adotados, comprometidos e praticados diariamente por todos na organização.

Um líder tem a oportunidade de inspirar e promover esses comportamentos ou enfraquecê-los. Adotar a melhoria contínua dentro de si mesmo é o primeiro passo.

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