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4 Passos para o Alinhamento Estratégico

  • novembro 24, 2022
  • 3:45 pm
  • Sem Comentários

Fazer a ponte entre o desenvolvimento e a execução da estratégia é um dos maiores desafios que muitas organizações enfrentam. Estudos mostram repetidamente que, independentemente da qualidade das estratégias, as empresas encontram dificuldades para implementá-las com sucesso e, portanto, perceber as vantagens competitivas que almejam. Provavelmente, o fator mais importante para a implementação bem-sucedida da estratégia é o “alinhamento estratégico”, que é o processo sistemático de alinhar as ações de cada unidade de negócios e funcionário com os objetivos estratégicos da organização. O desafio é fazer com que todos trabalhem juntos em direção a um objetivo comum, melhorando assim o desempenho geral da empresa.
Aqui estão quatro etapas que podem ajudá-lo a alinhar sua equipe à sua estratégia:

Comece com a missão e visão da empresa

Se sua organização tem uma declaração de missão e/ou visão, é um bom lugar para começar. É improvável que você identifique objetivos específicos ou táticos apenas com essas informações; no entanto, deve oferecer uma estrela norte na orientação do propósito da empresa a curto e longo prazo.

Se sua organização ainda não tem sua própria missão e visão, criar uma é outro ponto de partida forte para o processo de planejamento estratégico. A missão e a visão da organização fornecem uma estrutura de seu propósito final e orientam as metas e atividades da equipe.

Crie o Plano Estratégico

Com uma visão mais ampla das prioridades da empresa, agora é a hora de projetar uma estratégia para as atividades da organização para apoiar o sucesso entre as equipes. O processo de planejamento estratégico, definição de metas e criação de planos de ação roadmap estão fora do escopo deste artigo, mas existem dezenas de artigos, livros e cursos sobre esses tópicos. Algumas ferramentas e estruturas para consideração incluem análise PESTEL, análise SWOT, matriz TOWS e indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Seja qual for a abordagem que você usar, certifique-se de incluir toda a organização no processo. Se for uma equipe pequena, todos podem ter um papel prático. Em uma organização de treinamento maior, reunir informações em grupos focais ou fornecer atualizações de planejamento e solicitar feedback pode ser suficiente. Envolver toda a equipe incentivará a apropriação da estratégia e do plano de ação resultantes, incentivando todos a cumprir o plano e apoiar efetivamente a organização.

Compartilhar, Implementar, Avaliar e Relatar o Progresso

Agora que você criou seu plano estratégico, é hora de compartilhá-lo em toda a organização. Certifique-se de criar versões e mensagens específicas para o público e distribuir o plano para a organização, a equipe executiva, os líderes das unidades de negócios — e a empresa como um todo.

O plano deve incluir medidas de sucesso para você monitorar e relatar ao longo do ano. Lembre-se de criar atualizações específicas do público, como:

  • Insumos quinzenais e atualizações internas para a organização.
  • Um dashboard mensal para a equipe executiva.
  • Reuniões bimestrais do conselho Lean/CI.
  • Um boletim trimestral para líderes de unidades de negócios.
  • Um infográfico anual para todos os funcionários.
Mantenha-se flexível e realinhe conforme necessário

Em seus relatórios regulares para as principais partes interessadas, inclua uma oportunidade de verificar qualquer mudança nas prioridades em toda a organização. Não se apegue inflexivelmente ao plano anual; manter uma abordagem ágil e ajustar metas e atividades para manter o alinhamento com o sucesso da empresa.

Alinhar unidades de negócios e membros da equipe com a estratégia da organização não é um negócio único, mas um processo contínuo que requer liderança, comunicação e monitoramento constantes. Além disso, requer habilidades diplomáticas para lidar com diferentes tipos de personalidades. Isso requer instintos seguros e um bom gerenciamento de mudanças. O alinhamento estratégico não é uma tarefa fácil, principalmente em grandes empresas. No entanto, é indispensável para trilhar o caminho escolhido com sucesso.

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Feito por Marina Ribeiro

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