10 Características de Métricas de Desempenho Eficazes
A maioria das empresas entende o valor de usar métricas para avaliar o seu estado e validar se está indo na direção certa. Métricas organizacionais, às vezes chamadas de Key Performance Indicators (KPI), são desenvolvidas para entender a integridade geral de uma organização. Eles fornecem os elementos fundamentais que são usados para mostrar rapidamente o desempenho da organização em relação ao passado, a uma meta ou a ambos.
Os KPIs tradicionais são estabelecidos em quatro grandes categorias:
Cliente. Os clientes geralmente consideram quatro grandes categorias ao avaliar um fornecedor: Qualidade, Pontualidade, Desempenho e Serviço e Valor. Os métodos de comunicação com o cliente são os meios para entender a importância relativa que a base de clientes atribui a essas categorias, bem como suas expectativas gerais.
Processo interno. Essas métricas que estão fortemente alinhadas com os objetivos estratégicos são as mais adequadas. O tempo total do ciclo (ou seja, tempo para processar o pedido) e a qualidade da primeira passagem são indicadores relevantes do desempenho do processo interno. A eficiência do ciclo do processo, calculada como o tempo de valor agregado dividido pelo lead time total, ou a eficácia geral do equipamento (OEE) são métricas relevantes com foco em Lean para avaliar o desempenho interno e a utilização de recursos.
Aprendizagem e crescimento. As métricas nesta categoria podem se concentrar no total de entregas (em dólares economizados) de projetos de melhoria contínua, tempos de desenvolvimento de novos produtos ou serviços, melhoria na perspectiva do funcionário ou cultura de qualidade, receita ou participação de mercado associada ao novo produto e assim por diante.
Financeiro. Muitas métricas financeiras adequadas estão disponíveis e são amplamente rastreadas, incluindo receita, lucratividade, participação de mercado e assim por diante. O custo da qualidade também é recomendado.
A escolha da métrica é importante apenas na medida em que a métrica é usada para orientar o comportamento ou estabelecer a estratégia. Métricas mal escolhidas podem levar a um comportamento abaixo do ideal se afastarem as pessoas dos objetivos da organização em vez de aproximá-los.
Para serem eficazes e confiáveis, as métricas que escolhemos usar precisam ter dez características principais. A tabela a seguir foi adaptada de Keebler (1999) que sugere as qualidades para procurar em indicadores.
Uma boa métrica é: | Descrição: |
Quantitativa | Pode ser medida através de um valor objetivo |
Fácil de entender | A medida transmite rapidamente o que está medindo e qual a sua origem |
Incentiva o comportamento apropriado | A medida é equilibrada para recompensar o comportamento produtivo |
Visível | Os efeitos da medida são prontamente aparentes para todos os envolvidos no processo que está sendo medido |
Entendida por todos os envolvidos no processo | A medida foi definida e/ou aceita por todos os principais participantes do processo (interna e externamente) |
Abrangente | A medida integra fatores de todos os aspectos do processo medido |
Mede apenas aquilo que é importante | A medida se concentra em um indicador-chave de desempenho que é de valor real para o gerenciamento do processo |
Multidimensional | A medida é devidamente equilibrada entre utilização, produtividade e desempenho e mostra as compensações |
Redutora de esforço | Os benefícios da medida superam os custos de coleta e análise |
Facilitadora de confiança | A medida valida a participação entre as várias partes |
A criação de KPIs força sua organização a definir claramente as medidas de desempenho que descrevem como você alcançará suas grandes prioridades estratégicas.