5 dicas para criar uma cultura de experimentação
“Experimentação” tornou-se uma palavra da moda para gerentes e empresários. Todos querem que seus funcionários pensem fora da caixa, desenvolvam ideias criativas e sejam inovadores. No entanto, poucas organizações realmente tomam as medidas necessárias para que isso aconteça.
Desde o início dos tempos, a experimentação tem servido como uma ferramenta crítica para desafiar os modelos de negócios do status quo e conduzir mudanças radicais. Para as organizações, isso geralmente significa o potencial de tomar medidas e decisões ousadas para melhorar a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos comerciais. Ele também fornece uma organização com oportunidades infinitas para aprender mais sobre seus clientes por meio de testes.
- Seja orientado por dados
Não cometa o erro de não medir seus dados para obter melhores resultados. Os dados são o que confirmam os resultados, validam a mudança e alimentam o crescimento.
Não ignore nem mesmo os dados aparentemente negativos ou as opiniões dos usuários. Use-os para alimentar seu próximo movimento inovador. Seus consumidores e usuários podem ter ideias completamente diferentes sobre o que poderia funcionar melhor. Ouça seus comentários e estude os dados. Em seguida, confie nesses dados o suficiente para ser conduzido por eles.
- Esteja aberto a ideias e criatividade
É fácil ficar preso em seus caminhos. Em vez disso, adote uma abordagem de empresa em que todos estejam abertos a ideias e criatividade.
Não tenha medo de seguir um caminho diferente, experimentar um software diferente ou apenas fazer algo completamente diferente. Às vezes, as maiores anomalias ou as sugestões mais bizarras podem produzir os melhores resultados. Afinal, se você não está mudando, você não está crescendo. E se você não está crescendo, sua empresa não pode progredir.
- Dê espaço para ideias novas serem ditas
Em uma cultura que valoriza a experimentação, a colaboração e o compartilhamento são imperativos. É por isso que é tão importante que todos os membros da equipe, independentemente do cargo ou departamento, tenham a oportunidade de apresentar ideias e buscar novas oportunidades inovadoras.
Muitas vezes, os membros da equipe mais próximos do cliente possuem as melhores ideias de crescimento, mas têm muito medo de se apresentar. Ao oferecer a esses indivíduos uma plataforma para expressar suas ideias, o moral será elevado e um senso de empreendedorismo será incutido em todos os níveis.
- Integre a experimentação à vida cotidiana
Para tornar a experimentação um hábito em seu negócio, ela precisa estar integrada ao dia a dia de seus funcionários. Prazos pendentes, projetos em andamento, reuniões intermináveis, é difícil encontrar tempo para experimentar.
Esta é a razão número um pela qual os funcionários se sentem impedidos de aprender. Se você faz parte de uma organização, desenvolvendo uma cultura de experimentação, precisa defender o tempo. O conceito de experimentação deve estar enraizado em seus funcionários desde o momento em que eles se juntam à sua organização.
- Aprenda com o fracasso
Não tenha medo do fracasso. Esforce-se para crescer com os erros do passado, pense fora da caixa e abrace a experimentação, mesmo que isso signifique que você não acertará tudo desde o início. A estagnação é um dos perigos das empresas que começam bem, mas acabam resistindo ao crescimento.
Uma cultura de experimentação e tomada de riscos é ótima para qualquer organização. Ele mantém novas ideias e oportunidades fluindo pela organização, ajudando a organização a otimizar as operações e manter sua vantagem competitiva.
Com as dicas compartilhadas acima, você será capaz de incentivar efetivamente sua equipe a assumir riscos e criar uma cultura em que a experimentação seja a norma e não a exceção.