KPIs, ou Indicadores chaves de Performance, são métricas usadas para rastrear o desempenho de uma empresa, um departamento ou indivíduos em relação às metas. Quando projetados e implementados adequadamente, eles podem definir a direção de um negócio, fornecer feedback essencial e ajudar a organizar indivíduos, equipes, projetos ou empresas inteiras para otimizar o desempenho. A chave é escolher os KPIs relevantes para sua indústria e objetivos de negócios – focar nos errados é caro para sua empresa.
Uma das formas mais eficazes de avaliar a eficácia e adequação de um KPI é considerar essas oito dicas:
1. O KPI tem que ser alinhado aos objetivos
Os KPIs mais eficazes estão intimamente ligados aos objetivos estratégicos e ajudam a responder a questões críticas de negócios. Portanto, um bom ponto de partida é identificar as perguntas para as quais os tomadores de decisão, gerentes ou partes interessadas externas precisam ter respostas.
Comece com o básico e entenda quais são seus objetivos organizacionais, como você planeja alcançá-los e quem dentro da organização pode agir com base nessas informações para cada meta traçada. A chave é definir KPIs que rastreiam efetivamente essa meta de negócios e examinar os KPIs existentes quanto à relevância para os objetivos.
2. O KPI tem que ser equilibrado
Ao selecionar os KPIs, é muito importante ter uma visão clara de como a organização está se saindo, e equilibrar os KPIs fornecerá uma visão geral e completa do desempenho organizacional. O equilíbrio acontece quando selecionamos KPIs que se complementam. As principais abordagens de balanceamento referem-se a garantir que medimos:
- Quantidade e qualidade;
- Subjetividade e Objetividade;
- Eficiência e eficácia.
3. O KPI tem que ser contextualizado
Métricas eficazes precisam ser relevantes para funcionários individuais. A relevância garante que os tomadores de decisão corretos sejam responsáveis por medir KPIs específicos, aumentando a probabilidade de um resultado bem-sucedido.
4. O KPI tem que ser decisivo
O objetivo de ter KPIs é direcionar ações que afetem os resultados. Muitas vezes, as empresas rastreiam, medem e relatam um monte de KPIs toda semana, mas há apenas um punhado que faz com que alguém da equipe tome uma atitude. Isso é uma grande perda de tempo para os responsáveis por coletar e relatar os dados e pode facilmente fazer com que uma equipe ignore os poucos que realmente importam.
5. O KPI tem que ser fácil de entender
Um KPI deve ser simples, direto e fácil de medir. Todos os envolvidos em uma meta devem ser capazes de reconhecer seu papel na execução de um KPI. Se um objetivo for claro, a equipe pode tomar decisões práticas que levem à obtenção do resultado desejado.
6. Não podem haver muitos KPIs
Ter muitos KPIs pode resultar na sobrecarga de KPI. Muitas organizações pensam que, tendo de 8 a 10 KPIs por departamento, poderão avaliar melhor o desempenho da empresa. ERRADO.
A verdade é: quando você tem 100 KPIs, ninguém tem tempo ou energia para olhar para cada um deles. De repente, esses KPIs se tornam redundantes para a empresa.
7. O KPI tem que dar o impulso para mudanças acontecerem
Embora os KPIs variem, é especialmente importante considerar o quadro geral e pensar no que é necessário para levar sua empresa ao sucesso. Medir esse sucesso é particularmente importante. Isso ajuda você a determinar se sua empresa está ganhando impulso e se seu trabalho árduo e investimentos serão recompensados no longo prazo.
8. O KPI tem que ser orientado por incentivos
Não adianta construir KPIs de negócios só por fazer. Os gerentes devem querer construir KPIs de negócios que afetem positivamente a empresa. Como tal, não só devem ser fáceis de entender, mas os funcionários também devem saber como alcançar um resultado eficaz.
Definir metas inatingíveis pode ser um grande desmotivador para os funcionários. Quanto mais realista for o objetivo de um KPI, mais provável será que as equipes o alcancem. Os funcionários devem ser capazes de olhar para essas métricas e ver como elas influenciam o todo.