Yokoten é um termo japonês que pode ser traduzido aproximadamente como “em todos os lugares”. No sistema enxuto japonês, é usado para significar “compartilhamento de melhores práticas”. Yokoten, o termo que a Toyota adotou para capturar a ideia de transferência horizontal de informações e conhecimento em uma organização. Yokoten é mais peer-to-peer, com a expectativa de que as pessoas vejam por si mesmas e aprendam como outra área melhorou ou resolveu um problema.
O conhecimento é o maior ativo de qualquer organização. Organizações bem-sucedidas perceberam e mantiveram o compartilhamento de conhecimento como parte fundamental de seus negócios. A razão pela qual um funcionário é contratado é por causa de seu conhecimento e experiência em um determinado campo e como eles podem usar esse conhecimento para levar a empresa ao próximo nível.
Há muitos benefícios para uma organização de compartilhamento de conhecimento:
- As melhores práticas desenvolvidas em uma parte da organização são aceitas em qualquer outra parte;
- Novas informações não são perdidas ou negligenciadas porque as pessoas podem traduzi-las em conhecimento e transmiti-las;
- Conhecimento é saber tanto o porquê quanto o como, e quando você tem ambos, você pode melhorar continuamente os padrões atuais, mais rápido do que os concorrentes;
- Acelera o processo de mudança para o próximo alvo, melhorando continuamente os processos de negócios;
- Estimula a inovação.
Embora o conhecimento desempenhe um papel crucial no sucesso de uma organização, poucos esforços são feitos para compartilhá-lo, gerenciá-lo e preservá-lo. Na Toyota, um aspecto fundamental para ajudar o compartilhamento de conhecimento a permear seus negócios é o “Yokoten”.
Dentro das organizações, há muito conhecimento inexplorado. Para combater isso, nas últimas décadas, as empresas investiram milhões de dólares em sistemas de gestão do conhecimento. O objetivo tem sido captar o conhecimento da empresa.
Yokoten é uma forma de gestão do conhecimento. Abrange os métodos de documentação e distribuição de conhecimento sobre o que funciona e o que não funciona. Como um dispositivo de gerenciamento de conhecimento, Yokoten torna o conhecimento organizacional, não individual.
Yokoten é uma via de mão dupla, exigindo esforço proativo tanto daqueles que estão adquirindo e desenvolvendo o conhecimento quanto daqueles que poderiam se beneficiar de uma maior compreensão dos requisitos para o sucesso.
Se os outros estão indo bem, as pessoas tendem a se interessar pelo que estão fazendo e como estão fazendo, para que também possam ter sucesso. Compartilhar as melhores práticas é uma parte fundamental para o sucesso de qualquer organização. Semelhante ao velho ditado, “Aprenda com os erros dos outros”, é importante aprender com as experiências individuais, mas é muito mais fácil e eficaz aprender com as experiências, erros e sucessos dos outros.
Yokoten é uma parte essencial do sucesso de longo prazo em uma cultura enxuta, mas também pode ter um grande impacto nos resultados de curto prazo. Yokoten é um multiplicador de sucesso.
Os líderes mais velhos devem ver ativamente, reconhecer o bom trabalho e exigir que outros vejam.
A gerência deve organizar apresentações de projetos kaizen bem-sucedidos e convidar colegas para participar e aprender.
Os líderes de equipe e departamento devem envolver ativamente os membros no estudo de exemplos de kaizen, motivando-os a iniciar o kaizen por conta própria.
Líderes de projeto e profissionais de melhoria contínua devem colocar Yokoten em suas listas de verificação e acompanhar rigorosamente.
Independentemente do seu caminho na jornada Lean, o foco no acúmulo e na transferência de conhecimento e aprendizados incorporados no conceito de Yokoten pode ter um tremendo impacto nos resultados gerais e no sucesso dos programas Lean.