Pular para o conteúdo
  • Home
  • Sobre nós
  • Soluções
    • Consultoria
    • Treinamento
    • Tecnologia
  • Cases de Sucesso
  • Parcerias
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais gratuitos
    • Notícias
Menu
  • Home
  • Sobre nós
  • Soluções
    • Consultoria
    • Treinamento
    • Tecnologia
  • Cases de Sucesso
  • Parcerias
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais gratuitos
    • Notícias
ENTRE EM CONTATO

Como um consultor de Lean gera resultado

  • janeiro 18, 2021
  • 8:27 pm
  • Sem Comentários

Nos últimos anos, empresas de vários setores mostram um interesse crescente em aprender e explorar estratégias enxutas para a gestão organizacional. Lean é uma metodologia hoje estudada por vários campos do conhecimento (desde a engenharia até a saúde), como tratamos nesse artigo.

É possível achar uma infinidade de conteúdos com uma visão filosófica sobre o tema, mas poucos se aprofundam na prática. Um dos principais conceitos do método se chama “vá e veja” não é à toa. Praticar Lean implica presença, atenção e mão na massa.

Os benefícios de se implantar uma cultura lean vão muito além do sucesso do projeto e do crescimento da receita. Um consultor Lean dentro de qualquer lugar deve ter como guia métricas financeiras, mas no dia a dia exercitar pontos de vista como:

  • A experiência do seu cliente e do cliente dele,
  • Impulsionar equipes proativas e autogeridas,
  • Cuidar da manutenção do moral da equipe,
  • E consequente crescimento da produtividade.

Muitas vezes é o valor “não planejado” vindo dessas estratégias que as torna ainda mais atraentes. Por exemplo, as práticas enxutas concentram-se em simplificar o fluxo de trabalho de uma maneira muito específica. No entanto, um resultado tipicamente inesperado é quando a experiência do cliente é significativamente aprimorada por meio de novas práticas no setor de atendimento e expedição.

Benefícios do tipo se estendem mais do que você pode imaginar e afetam positivamente a sua reputação de forma que superara o próprio investimento de um projeto Lean.

O papel de um consultor é construir caminhos. No lean focamos em melhorar a qualidade enquanto diminuímos custo e lead time. Em qual focar, se o tempo é curto? nas ideias mais criativas, com menor custo e tempo de implementação.

Kaizen — Implementação rápide de mudanças

O método Kaizen veio do Japão, desenvolvido no pós guerra em 1950. Vem da filosofia do Toyotismo de melhoria contínua e é uma ferramenta de ação a curto prazo com alto potencial de impacto.

O seu modelo mais comum é um evento que dura uma semana e foca num setor específico. Começa com a definição de um time Kaizen que irá coletar resultados no começo da semana, passar por um brainstorm de ideias para melhorar o processo e terminar a semana com a mão na massa nas ideias priorizadas. Em 2 ou 3 dias os times se esforçam para implementar tudo, como foi o caso na empresa das fotos abaixo. É uma proposta de alto esforço concetrado em poucos dias.

AnteriorPreviousMelhoria contínua é cultural
NextKaizen: Hoje melhor do que ontemPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email

Entre em contato

(32) 99143-0800

Disponível de Segunda à Sexta de 09:00 as 18:00

Endereço: Rua Infante Vieira 101, Aeroporto – Juiz de Fora/MG

Email: contato@alvariumsolucoes.com

5

Nosso propósito é fazer com que as organizações sejam mais eficientes e consequentemente mais lucrativas, agregando conhecimento, inovação e vontade de fazer.

  • (32) 99143-0800
  • Rua Infante Vieira 101, Aeroporto – Juiz de Fora/MG
  • contato@alvariumsolucoes.com
Facebook-f Instagram Whatsapp

Institucional

  • Página inicial
  • Soluções
  • Sobre nós
  • Cases de Sucesso
  • Blog
  • Materiais
  • Notícias
  • Contato

Soluções

  • Consultoria
  • Treinamento
  • Tecnologia
  • (32) 99143-0800
  • Rua Infante Vieira 101, Aeroporto – Juiz de Fora/MG
  • contato@alvariumsolucoes.com

© Todos os direitos reservados Alvarium Soluções

Feito por Marina Ribeiro

Whatsapp