
Os efeitos negativos do microgerenciamento
- julho 13, 2022
- 9:51 am
- Sem Comentários
Microgerenciamento é um método de gerenciamento no qual um indivíduo observa ou controla de perto o trabalho de um funcionário. Em comparação a simplesmente dar uma direção geral, o microgerente monitora e avalia todas as etapas de um processo, do início ao fim. Esse comportamento afeta negativamente a eficiência, a criatividade, a confiança, a comunicação, a resolução de problemas e a capacidade da empresa de atingir seus objetivos.
Nas melhores situações, a microgestão é um impedimento ao progresso e, em casos extremos, pode causar a estagnação da organização.
Vejamos alguns dos efeitos que vêm com o microgerenciamento.
A microgestão impede a inovação. Os funcionários não podem ter novas ideias e procedimentos por conta própria; eles têm que verificar constantemente com o microgerente que muitas vezes não está disponível. Os trabalhadores tornam-se “drones” que esperam que lhe digam o que fazer, em vez de assumir os riscos que vêm com a inovação. Funcionários com habilidades e conhecimentos deixarão tais situações e a organização ficará com trabalhadores que se contentam em esperar para seguir as instruções.
O microgerenciamento desacelera o fluxo de trabalho, pois todas as aprovações precisam passar pelo gerente que não abre mão do controle. Não é eficiente para o trabalho normal ter que esperar a aprovação de um gerente excessivamente zeloso. Todos na organização aprendem a apenas esperar até que tenha que ser feito e então fazer o que lhes é dito para fazer. A delegação é um elemento essencial em qualquer organização e é uma habilidade essencial para qualquer gestor.
O microgerenciamento cria funcionários dependentes. Depois de ser microgerenciado, sua equipe começará a depender de você, em vez de ter confiança para realizar tarefas por conta própria. O microgerenciamento faz com que sua equipe sinta que não pode mais lidar com o trabalho sem sua orientação constante. Se você microgerenciar demais, as habilidades, talentos e insights de seus funcionários podem cair no esquecimento, deixando você com uma equipe que só sabe fazer o que é mandado. Você deve permitir a seus funcionários a liberdade de pensar e agir por conta própria. Quando seus funcionários não dependem de você, eles continuam a pensar por conta própria – e quando os funcionários têm a liberdade de pensar por conta própria, grandes coisas podem acontecer.
O microgerenciamento impede uma organização de usar os talentos e habilidades da equipe. Os funcionários são contratados porque têm o conhecimento e a capacidade de fazer um trabalho. Se eles estão constantemente sendo vigiados por um gerente opressor, então eles não podem fazer os trabalhos para os quais foram contratados.
O microgerenciamento impede a autonomia. Quando você microgerencia, seus funcionários começam a sentir que estão perdendo sua autonomia. Quando isso acontecer, eles perderão lentamente o desejo de fazer qualquer coisa, menos o que você exige e pouco mais. Ninguém vai sair da caixa proverbial ou ir a milha extra para uma tarefa. Você dá a essas mesmas pessoas um certo nível de autonomia e elas se orgulharão do que fazem e de como o fazem. A falta de autonomia sufocará o crescimento de seus funcionários.
A microgestão causa alta rotatividade de pessoal. Deixe-me simplificar: a maioria das pessoas não aceita bem ser microgerenciada. Quando os funcionários são microgerenciados, geralmente fazem uma coisa; Sair. Considerando as razões pelas quais os gerentes microgerenciam (ego, insegurança, inexperiência, perfeccionismo, arrogância), simplesmente não vale a alta taxa de rotatividade. Ter que treinar e retreinar constantemente a equipe não apenas tira o impulso do seu departamento, mas também afeta os resultados da empresa e destrói o moral. Amizades são feitas e destruídas e, eventualmente, isso esmagará o espírito de sua equipe.
Os efeitos da microgestão podem ser desastrosos para a cultura de uma empresa. Os funcionários logo perceberão que você não os está ouvindo. Eles vão, sem dúvida, desligar, parar de fazer sugestões ou ir até você com perguntas. Em última análise, os funcionários ficarão desencantados e, eventualmente, deixarão de trabalhar para outra empresa.