Como reduzir os erros em sua empresa?
- novembro 16, 2021
- 4:28 pm
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Neste post do blog Alvarium vamos te passar algumas dicas de como tornar sua manufatura a prova de erros a partir de algumas técnicas Lean!
Se você fosse gerente de uma fábrica, você ficaria satisfeito se 99% dos processos de sua empresa fossem feitos da maneira correta?
Se o trabalho for feito corretamente 99% do tempo, isso equivale a pelo menos duas aterrissagens inseguras em um aeroporto internacional ou, vinte mil tratamentos com medicamentos incorretos todos os anos dentro de um grande hospital.. Nas organizações, mesmo o menor erro, por exemplo, 0,01% pode ter um grande impacto na rentabilidade financeira e no desempenho de uma empresa.
Os erros das organizações são geralmente o resultado de peças de trabalho mal definidas, etapas de processo perdidas, erros de ajuste, operação defeituosa da máquina, preparação de ferramentas ou acessórios inadequados ou erros de configuração.
A eliminação dos defeitos do produto por meio de dispositivos à prova de erros, gera benefícios de negócios, como melhor qualidade, melhor previsibilidade da saída e qualidade da produção, melhores taxas de refugo, menos redundância e inspeção de retrabalho, variabilidade reduzida e custos mais baixos porque os produtos serão produzidos corretamente na primeira vez.
Relação entre uma empresa à prova de erros e a Filosofia Lean:
Ser à prova de erros é um elemento importante do gerenciamento lean porque visa eliminar ou reduzir defeitos. A filosofia Lean impacta todas as áreas do gerenciamento, incluindo processamento, estoque, movimentação, correção, espera, movimentação de material e superprodução. Em geral, o gerenciamento enxuto e a prova de erros objetivam reduzir ou erradicar todas as atividades fora do fluxo de valor.
Por exemplo, os resultados da prevenção de erros podem ser vistos claramente no desperdício da superprodução. Os produtores podem decidir super produzir um produto porque uma certa porcentagem de desperdício é esperada. Aqui, os produtores introduziram e aceitaram mais destruição nos processos. Um dispositivo a prova de erros pode erradicar a necessidade de superprodução por meio da produção correta do produto na primeira vez.
- Isso tudo parece muito interessante, mas como eu faço para minha empresa parar de cometer erros?
Vamos falar das diretrizes de uma organização à prova de erros e também do processo para transformar a sua empresa.
Diretrizes para tornar minha empresa à prova de erros!
Existem sete etapas que as organizações devem seguir para implementar com êxito a proteção contra erros. Eles são:
- Qualidade nos processos:
Os gerentes devem projetar processos robustos e de qualidade para erradicar todos os defeitos.
- Ambiente que valoriza o trabalho em equipe
Os gerentes devem aproveitar a experiência e o conhecimento da equipe ou dos funcionários para melhorar os esforços de prevenção de erros.
- Antes de se tornar à prova de erros, é necessário eliminar todos eles:
Os gerentes devem usar uma técnica robusta de resolução de crises para detectar defeitos ou erros.
- usar metodologias que garantem a eliminação da causa raiz:
Métodos como o 5 porquês e o 5W2H podem ser ótimas ferramentas na identificação das causas raízes dos erros
- Faça corretamente na primeira vez:
O organização deve sempre se esforçar ao máximo para acertar de primeira
- Erradique processos que não agregam valor ao seu cliente:
- Filosofia de melhoria contínua na organização
Passo a passo para transformar sua empresa em uma organização à prova de erros:
Processo à prova de erros
Existem cinco etapas principais que podem ajudar os gerentes a implementar a proteção total a erros. Eles são:
- A primeira etapa é desenvolver um fluxograma do processo envolvido. Cada etapa deve ser revisada em detalhes e perguntas sobre quando e onde erros humanos podem ocorrer.
- A segunda etapa é realizada para encontrar a origem dos erros identificados na etapa 1, usando técnicas da manufatura enxuta (5W2H e 5 Porquês)
- Para cada erro, os gerentes devem encontrar maneiras de torná-lo improvável que ocorram novos erros deste tipo. Por exemplo, considere:
- Substituição – substituindo o processo por um atualizado que não tenha chance dos erros identificados ocorrerem novamente
- Eliminação – remover totalmente o processo, caso seja constatado que aquele processo não gera valor ao cliente.
- Torne o erro mais difícil de acontecer – pense em ferramentas que podem ser utilizadas para que o erro não ocorra mais, sem que o processo seja alterado.
- Se os gerentes não puderem impossibilitar o surgimento do defeito ou erro, eles devem procurar maneiras de detectar o erro e minimizar suas consequências. Aqui, diferentes métodos podem ser implementados, como métodos de inspeção, regulação e configuração.
A Configuração é um método através do qual uma métrica de desempenho de produto ou processo é inspecionado quanto a defeitos ou erros. A seguir estão os 4 tipos de configuração que podem ser utilizadas:
- O método de agrupamento: conta peças, repetições ou pesa um produto para garantir que ele não possui erros..
- O método físico: procura por características físicas como temperatura ou diâmetro, freqüentemente usando sensores;
- O método de sequência ou etapa de movimento: inspeciona a sequência do processo para garantir que as etapas sejam executadas em ordem.
- O método de gestão à vista: garante que a informação esteja sempre disponível e perceptível onde e quando necessário.
A Regulação é um sinal que alerta os funcionários sobre o surgimento de um erro.
- As funções de advertência: são campainhas, luzes, sinos, bem como outros sinais sensoriais. Eles geralmente estão na forma de códigos de cores, sons, símbolos e formas distintas.
- Funções de controle: evitam que o processo continue até que o erro seja resolvido ou a condição esteja correta.
- A última etapa é escolher o dispositivo ou método à prova de erros ideal para cada erro. O dispositivo deve ser testado antes de ser implementado. Existem três tipos de métodos de inspeção que oferecem feedback rápido. Eles são:
- Autoinspeção – os funcionários verificam ou inspecionam seu trabalho após a conclusão;
- Inspeção sucessiva – realizada na próxima etapa do processo (pelo próximo funcionário).
- Inspeção da fonte – feita antes do processo começar para garantir que as condições estejam corretas. Geralmente é um processo automático e não pode continuar para a próxima etapa até que o produto esteja certo.
Tornar uma empresa ou organização à prova de erros pode ser uma tarefa difícil e que demanda tempo, e muitas vezes os gerentes já estão muito ocupados tendo que fazer os trabalhos do dia-a-dia, por isso é importante ter profissionais acostumados com este tipo de desafio, para isto, conte com a Alvarium!