Pra que serve o Diagrama Ishikawa / Espinha de peixe?
- setembro 14, 2021
- 4:26 pm
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Uma breve introdução sobre o diagrama de Ishkawa
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe é uma das 7 ferramentas que compõem a qualidade.
Basicamente, é uma ferramenta que visa organizar o raciocínio na categorização das causas dos problemas. Relaciona o efeito a ser analisado com as causas mais influentes.
Essas causas de problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam todo o processo (máquinas, materiais, mão de obra, meio ambiente, medições e métodos).
Você notou que todas essas causas começam com “M”, não é?
Por causa disso, essas causas também são conhecidas como 6 M’s.
Mas é importante lembrar que nem todos os processos usam todos os 6M’s para apontar as causas, por isso é importante avaliar se realmente existem causas a serem categorizadas em cada um deles e quais são as mais relevantes para o processo.
Agora você vai entender um pouco mais sobre cada um deles e suas principais características.
Como surgiu o Diagrama de Ishikawa?
O Diagrama de Ishikawa foi proposto por um engenheiro de controle de qualidade japonês no início dos anos 1960. E o nome desse engenheiro é Kaoru Ishikawa. Essa é a origem do nome deste diagrama.
Este diagrama sofreu algumas mudanças ao longo do tempo. Tem evoluído e se adaptado de acordo com as necessidades.
Como o próprio Ishikawa disse, “a melhoria da qualidade é um processo contínuo e sempre pode ser melhorado.”
6 M's do Diagrama de Ishikawa (Diagrama Espinha de Peixe)
1. Máquinas
Muitos problemas são derivados de falhas de máquinas e equipamentos. Isso pode ser causado por manutenção inadequada ou falta de manutenção.
Diante disso, é sempre importante supervisionar o funcionamento de todos os equipamentos, para que o funcionamento fique próximo da perfeição, evitando danos e custos desnecessários.
2. Materiais
Esse problema está relacionado ao uso de materiais no processo. Pode estar relacionado a material fora das especificações ou volume incorreto.
Por isso é extremamente importante ter um bom relacionamento com o seu fornecedor, para que ele ofereça produtos corretos, na quantidade certa, no tempo certo, e claro, na qualidade acordada.
3. Mão de obra
Está relacionado às atitudes e competências dos colaboradores na execução das atividades. Este problema pode ser causado por sua pressa, imprudência, falta de qualificação ou mesmo falta de treinamento.
4. Meio Ambiente
São problemas relacionados ao ambiente interno e externo da organização.
Quando se fala em fatores externos, pode-se falar em poluição e instabilidade climática, por exemplo. E no ambiente interno pode ser falta de espaço, layout incorreto, ruído, entre outros.
É importante refletir sobre os impactos desses fatores a operação da empresa.
É fundamental ter um ambiente de trabalho favorável a todos, para que tenham mais prazer no desempenho de suas funções. Com tudo funcionando conforme o planejado, você reduz a rotatividade dos funcionários, reduzindo custo e consequentemente aumentando o lucro.
5. Medições
Este “M” está relacionado às métricas utilizadas para medir, controlar e monitorar processos.
Você pode estar usando uma maneira incorreta de medir seu processo. Isso está gerando retrabalho e prejudicando seu processo.
Esse “M” também pode representar a falta de medições de desempenho do processo ou problema a ser a estudado.
6. Métodos
Refere-se aos procedimentos e métodos adotados pela organização durante as atividades, ou seja, a forma como se executam as atividades e processos no dia a dia.
O método pode ser definido por meio de software e ferramentas de planejamento. Representa a maneira como você planeja o andamento de suas atividades e como controlar o que está acontecendo.
Passos para construção do Diagrama de Ishikawa
Passo 1: Em primeiro lugar, você deve determinar qual é o efeito (ou problema) a estudar e a qual processo esse problema está relacionado.
Passo 2: Com o efeito determinado, você tem que reunir todas as informações sobre este problema e esta será a base para a próxima etapa. Nessa etapa, é importante ter como base o próprio mapa do processo a ser estudado, caso você queria entender melhor como criar um mapa de processo você pode clicar aqui.
Passo 3: Reúna uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas, para que possam ajudar na construção do Diagrama de Ishikawa. Após a apresentação das informações sobre o diagrama é necessário promover um brainstorming sobre o problema a ser resolvido.
Etapa 4: As principais causas devem ser estudadas, classificadas e priorizadas, para que sejam elaboradas ações com foco na correção das causas prioritárias do problema.
Etapa 5: chegamos à última etapa! Nele você precisa desenhar o diagrama de acordo com os 6 M’s. Tenha muito cuidado porque será esse o desenho que toda a equipe seguirá.
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta valiosa para categorizar as possíveis causas de um problema. Isso traz muitos benefícios para todo o processo.
Uma dica da Alvarium, é a utilização de recursos visuais para o envolvimento de todos participantes, sendo assim, a utilização de uma folha A3 ou A0 com o diagrama e o preenchimento sendo realizado por post its trás ao grupo um visão ampla de todo processo de construção.
Com uma visão mais clara das causas, é possível tomar medidas corretivas e preventivas sobre o problema de forma mais eficaz e, em seguida, determinar e eliminar sua causa raiz.
Hoje em dia, todos os setores, seja na indústria, serviços, marketing, finanças e outros, usam este diagrama constantemente, mostrando a importância dele.
E é importante lembrar, sempre foque no cliente na hora de propor as ações, pois ele é o maior responsável pelo sucesso da sua empresa.