
Entendo melhor o Kanban
- agosto 18, 2021
- 5:22 pm
- Sem Comentários
Uma breve história da metodologia Kanban
Kanban foi usado pela primeira vez em ambientes de manufatura por Taiichi Ohno da Toyota Motor Company em meados do século XX. Kanban começou com técnicas de estocagem de supermercados americanos que chamaram a atenção de Ohno, e enquanto ele observava seus métodos, ele notou que os supermercados eram capazes de funcionar sem armazenar quantidades excessivas de estoque.
Uma vez que muitos dos produtos que as mercearias vendem devem ser comprados e consumidos antes que o produto se estrague ou atinja o prazo de validade, é essencial armazenar apenas a quantidade de alimentos que os clientes comprarão em um determinado período. Para conseguir isso, os supermercados funcionam usando a demanda em tempo real – quando os clientes compram um item, a loja reabastece a prateleira e, em seguida, mais produtos são encomendados para substituir o que foi comprado.
Nesse sistema, a demanda do cliente controla a movimentação e o pedido de mais produtos. Com base no que Ohno aprendeu, ele foi em frente e aplicou essa ideia a um ambiente de manufatura ao desenvolver uma maneira de usar pistas visuais para sinalizar todas as partes do processo de manufatura em algumas instalações selecionadas da Toyota.
O que é Kanban?
Locais de trabalho ocupados devem ter facilidade para se comunicar entre departamentos, funcionários individuais, clientes e fornecedores sobre o gerenciamento da movimentação de materiais, peças, produto acabado e outras informações de processo relevantes. Para atingir esse objetivo, a utilização de Kanban permitirá à empresa terminar as tarefas exatamente como elas precisam ser feitas e precisamente quando precisam ser concluídas.
Kanban é uma palavra japonesa que significa quadro indicador, sinal ou cartão. Um sistema Kanban usa principalmente dicas visuais para sinalizar quando uma ação específica deve ocorrer. Em um ambiente de manufatura, por exemplo, um cartão listando informações específicas pode ser enviado do departamento de remessa para a linha de montagem solicitando um certo número de produtos. O cartão Kanban neste exemplo serve como um link entre os dois departamentos e funciona para acionar a ação de mover aquele material, permitindo que o trabalho ocorra exatamente quando deveria.
Exemplos de Kanban também podem ser vistos em casa. Uma pessoa pode ter uma despensa organizada onde guarda produtos enlatados que não estragam rapidamente. Nessa despensa, há duas latas de cada alimento, uma em frente da outra. Quando uma lata é usada, a segunda lata é movida para a frente. Essa ação – remover a primeira lata da prateleira e mover a outra para frente – é a deixa usada para sinalizar a necessidade de comprar mais daquele produto, no qual é adicionado à lista de compras semanal.
Este sistema, seja no depósito ou em uma casa, é tão simples que pode nem parecer um sistema. No entanto, o uso de dicas visuais mantém os processos de fabricação e cozinhas funcionando sem problemas, sem exigir uma parada na produção devido ao excesso de estoque desorganizado ou à falta de uma peça ou ingrediente essencial.
Os sistemas baseados na ideia do Kanban são comumente usados em hospitais, escritórios, depósitos e inúmeras outras instalações. Usado como parte de um sistema de manufatura enxuta, muitas empresas descobriram que o Kanban é uma forma benéfica de reduzir o estoque e eliminar o desperdício do fluxo de trabalho. As empresas que empregam sistemas Kanban o fazem com regras específicas em mente e planejamento meticuloso antes de iniciar a transição para este método simples, mas eficaz. Não importa o quão diferente os sistemas Kanban únicos pareçam de uma empresa para outra, eles são todos baseados na mesma ideia básica: usar dicas visuais para desencadear ações.
Exemplo de como aplicar um Kanban
Vamos trazer um exemplo que a Alvarium vivenciou em um de seus projetos dentro de uma rede de varejo, mais especificamente na parte de reposição do hortifruti. Através do método kanban, a Alvarium organizou o trabalho dos repositores e do estoquista de acordo com as demandas da área de venda, ou seja, criou um ritmo e uma rotina de trabalho.

Para criar a rotina de trabalho o uso do quadro kanban foi dividido em três partes:
- Identificação de necessidades de abastecimento
- Pré-preparo e montagem das caixa
- Abastecimento da banca
Abaixo vemos uma visão geral do Kanban:

- Identificação de necessidades de abastecimento
- Após abastecer, ir à alguma das bancas e verificar quantas caixas são necessárias para abastecer determinado produto
- Pegar a etiqueta do produto e colocá-la no quadro de abastecimento (foto abaixo), de acordo com a quantidade de caixas necessárias (1 cx, 2 cxs, 3 cxs ou 4 cxs)
- Pré-preparo e montagem das caixas
- Retirar alguma etiqueta no quadro de abastecimento e separar as caixas do produto de acordo com a quantidade de caixas solicitadas, colocando os produtos em bom estado em caixas de plástico pretas.
- Colocar as caixas separadas na área delimitada para os repositores pegarem as caixas a serem abastecidas.
- O Estoquista ao detectar a falta de algum produto solicitado deve colocar a etiqueta deste produto no Quadro de Produtos em Falta (foto ao lado), e o Encarregado do Hortifruti irá tratar das faltas. As faltas devem ser alocadas na parte do quadro abaixo:
- Abastecimento da banca
- Pegar caixas separadas para o abastecimento na área
- Ir até a banca correspondente do produto separado nas caixas e abastecer o produto de acordo com as boas práticas de abastecimento do hortifrúti
- Averiguar qual produto precisa de abastecimento na banca e retornar com as caixas vazias e as etiquetas de produtos com necessidade de abastecimento.
- E assim o ciclo recomeça
Um quadro simples que pode ser colocado em qualquer lugar e ajuda muito na prevenção de rupturas de gôndolas e perda de vendas por falta de produtos.
Ficou interessado no nosso serviço?