A redução de estoque é um objetivo ou um resultado?
- junho 16, 2021
- 5:42 pm
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O inventário é um dos oito pecados capitais (desperdícios) na manufatura enxuta. Muitas vezes, esse desperdício esconde outros desperdícios em nossos negócios. Vamos usar a analogia do rio e da rocha para explicar melhor, o nível da água no rio é o nível de estoque e as pedras no rio e os problemas em nosso negócio. À medida que baixamos o nível da água ou o nível do inventário, essas pedras ou problemas se destacam.
É bastante conhecido o impacto financeiro do estoque. Certamente, nestes tempos econômicos, não é uma surpresa que muitas empresas e seus CEOs estejam focados no fluxo de caixa. No entanto, esforços bem-intencionados para reduzir o estoque, na maioria das vezes, obtêm apenas resultados temporários. Sem mudanças eficazes nos processos de negócios, a organização pode facilmente voltar aos velhos tempos, com os estoques (e custos) aumentando novamente. A grande questão é se a redução de estoque deve ser um objetivo do negócio ou resultado de, digamos, implementar melhorias.
Os números no balanço da empresa não contam toda a história do estoque. O estoque geral de uma organização pode ser dividido em 3 grupos principais:
1) Matéria-prima, Estoque em processo e Bens acabados
2) Estoque de MRO (estoque de ferramentas, peças de manutenção, itens de produção diversos, etc.)
3) Estoque de distribuição ( todos os materiais em trânsito de armazenados fora das instalações).
Tradicionalmente, os esforços de redução de estoque têm se concentrado principalmente na primeira categoria. No entanto, isso normalmente representa menos de 40% do estoque geral de uma empresa.
Um dos principais obstáculos para a redução do estoque é a noção equivocada de que apenas um gerenciamento aprimorado de estoque é tudo o que é necessário para realizar o trabalho. Os verdadeiros culpados são os processos de negócios ineficientes que causam a existência de estoques excessivos. Frequentemente, as verdadeiras causas do excesso de estoque estão fora do alcance dos gerentes da cadeia de suprimentos.
O mantra aqui é que, para obter um pedaço maior do bolo, deve-se aumentar o tamanho do próprio bolo. Portanto, o objetivo deve ser o de melhoria contínua. Devemos considerar a melhoria da programação da produção, reduzindo os tempos de ciclo, aumentando a flexibilidade de fabricação, melhorando a qualidade, melhorando a previsão e o desenvolvimento e parceria com fornecedores como o objetivo. Ao abordar a causa do aumento do estoque, os ganhos podem ser sustentados. Quantidades de estoque são, então, o resultado das melhorias no sistema de negócios.