Os 7 desperdícios do Lean
- junho 8, 2021
- 4:06 pm
- Sem Comentários
- Giulia Oliveira
Você sabe quais são?
O cerne da atuação do Lean Manufacturing é a eliminação dos desperdícios , ou seja, tornar a produção mais rápida e com maior valor agregado ao cliente.
Para conseguir eliminar os desperdícios de um processo, é preciso saber identificá-los! Porém, a grande dificuldade é que, na maioria das situações, os desperdícios ficam escondidos em meio às atividades do dia a dia.
De acordo com Ohno, criador do conceito enxuto, existem até 7 desperdícios presentes em todos os processos. Vamos descobrir quais são?
Superprodução:
Esse desperdício diz sobre a produção de mais produtos que o programado para um período de tempo. Este excesso de produção poderá elevar os custos de posse desse produto e também de transporte do mesmo.
Também é comum que esse desperdício seja relacionado com a preparação de serviços acima da demanda real, como por exemplo, pré- preparado de diversos pratos em um restaurante em dias de pouco movimento. .
Movimentação:
Este desperdício refere-se a movimentações desnecessárias das pessoas ao longo da produção.Muitas vezes acontece devido a layouts pouco otimizados e que não seguem o fluxo da produção.
Esse desperdício também é presente quando seus clientes precisam se movimentar diversas vezes até a conclusão do serviço final, pois indica uma organização pouco eficiente do espaço.
Transportes:
Este desperdício está relacionado aos excessos no transporte da matéria prima e produto (acabado ou por terminar) ao longo da produção. Este desperdício pode acarretar em custos elevados de tempo e recursos.
Esperas:
Refere-se ao tempo em que os recursos da produção ficam parados, ou seja, não existe nenhum processo sendo realizado com eles. As causas da espera podem ser falta de matéria prima, defeitos nas máquinas, operador esperando a máquina finalizar seu processo, entre outros.
Observe atentamente o funcionamento da sua empresa e veja como é fácil identificar pessoas à espera de informações no escritório para começar suas tarefas.
Processamento desnecessário:
Refere-se a operações de retrabalho, reprocessamento, ou seja, operações que não acrescentam valor ao produto final. Normalmente acontecem quando um produto defeituoso precisa retornar ao processo para ser corrigido.
Os processos desnecessários também estão presentes quando existem pessoas conferindo coisas/atividades que já foram conferidas anteriormente.
Estoque:
Está relacionada à presença de estoques de matéria-prima, produto acabado e em processamento. Os elevados estoques representam elevadas áreas de armazenamento. Este desperdício , muitas vezes, oculta outros problemas na organização tais como, elevados tempos de setup, retrabalho, atrasos nas entregas, avarias dos equipamentos, entre outros.
Sabemos também que todos os serviços são feitos para serem utilizados por seus clientes, se isso não acontece, temos estoques na prestação do nosso serviço.
Defeitos:
Defeito é todo produto que não está de acordo com os requisitos do cliente. Este é um dos desperdícios bem visíveis na indústria que acarreta perdas monetárias devido ao custo dos materiais, de mão-de-obra, maquinaria, movimentações e transportes desnecessários, armazenamento, entre outros.
Nos serviços é comum que esse desperdício esteja atrelado a insatisfação do cliente no momento que recebe o atendimento/serviço, fazendo com que seja preciso recompensar o cliente, pois sua expectativa inicial não foi atingida.